Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente americano Barack Obama defendeu a decisão de encerrar a prisão militar dos Estados Unidos na baia de Guantanamo, em Cuba, e prometeu avançar apesar das críticas levantadas nos Estados Unidos e o trabalho complexo envolvido no encerramento daquela instalação.

Obama afirmou que a prisão de Guantanamo foi criada para reforçar a segurança nacional mas que em vez disso transformou os Estados Unidos e enfraqueceu a sua autoridade moral.

Obama indicou que alguns dos detidos serão transferidos para prisões de máxima segurança e julgados em tribunais federais americanos, enquanto outros vão ser apresentados a comissões militares.

O presidente esclareceu que ate este momento a administração aprovou 50 detidos para serem transferidos para outros países.

Ex-vice-presidente Dick Cheney defende interrogatórios

O antigo vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney defendeu o uso pela administração Bush de técnicas avançadas de interrogatório sustentando terem sido necessárias para obter informação dos terroristas e salvar vidas norte americanas.

Num discurso aqui em Washington, Cheney afirmou que o presidente Barack Obama e outras entidades têm caracterizado mal a administração anterior relativamente a tais técnicas.

Segundo Cheney foram essenciais, justificadas, tiveram êxito e foi algo que deveria ter sido feito, e que impediram a morte violenta de milhares de pessoas e possivelmente centenas de milhares de pessoas.

Estados Unidos: detidos 4 muçulmanos que planeavam ataques


Quatro homens foram presos e acusados de planear ataques terroristas contra alvos militares e uma sinagoga em Nova Iorque. Os membros do grupo, todos muçulmanos nascidos nos Estados Unidos e residentes nessa cidade, serão presentes a tribunal e arriscam a prisão perpétua.
Os suspeitos andavam a ser vigiados há um ano e tinham acabado de comprar mísseis e explosivos clandestinamente. Para o fazerem, os detidos nascidos nos Estados Unidos e residentes em Nova Iorque, estavam em contacto com um informador do FBI.

Os quatro homens foram identificados como James Cromitie, David Williams, Onta Willimas e Laguerre Payen, todos de Newburgh, uma localidade a cerca de 80 quilómetros da cidade de Nova Iorque.

Iraque: atentados matam 25 pessoas


Uma serie de ataques bombistas na cidade de Bagdade e na cidade de Kirkuk mataram pelo menos 25 pessoas, incluindo três militares americanos.

Um dos bombistas fez se explodir no mercado de Dora, na capital, nas proximidades de uma patrulha do Exército norte-americano, matando pelo menos doze pessoas e ferindo 25 outras.

Na zona ocidental de Bagdade, uma bomba escondida num contentor de lixo, explodiu dentro de uma esquadra, matando três agentes e ferindo vinte outros.
Entretanto, o balanço do atentado de ontem, perto de um restaurante muito frequentado no distrito chiita de Shula no noroeste de Bagdad, subiu para 40 mortos e 80 feridos.

Casos de gripe suína ultrapassam 11 mil

A Organização Mundial de Saúde, OMS, anunciou que o número de casos de gripe suína atingiu já os 11 mil havendo a registar-se 85 óbitos.

Neste momento os Estados Unidos registam o maior número de infecções com mais de 5 mil e 500 casos confirmados e 10 mortos.

O México surge a seguir com mais de 3 mil e 900 casos que causaram 75 mortos.

Segundo a OMS a gripe suína afecta neste momento 41 países na América, Europa, Ásia e Oceânia.
XS
SM
MD
LG