Links de Acesso

Últimas de Washington


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad anunciou o lançamento, com êxito, de um míssil terra-terra do tipo "Sejil 2", com um raio de acção de dois mil quilómetros, o que lhe permite alcançar Israel e as bases americanas no Golfo Pérsico.
Os Estados Unidos condenaram um teste anterior como sendo uma violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os Estados Unidos e os seus aliados ocidentais acusam o Irão de estar a tentar produzir uma arma nuclear, tendo o presidente Barack Obama afirmado recentemente esperar, até final do corrente ano, progressos sérios nas iniciativas diplomáticas que levem Teerão a por termo as actividades de enriquecimento de urânio.

A secretária de estado americana Hillary Clinton afirmou entretanto no Congresso americano que um Irão munido de armas nucleares desencadearia uma corrida ao armamento através do Médio Oriente.

Presidente americano recebe homólogo tanzaniano

O presidente americano Barack Obama vai receber amanhã na Casa Branca o seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kikwete.

Os dois líderes vão debater os modos através dos quais os Estados Unidos poderão apoiar a boa governação, o desenvolvimento económico e a estabilidade em África.

Numa declaração a Casa Branca afirma que o presidente Obama encara com agrado trabalhar em conjunto com o presidente Kikete para fazer frente a desafios comuns tais como o impacto em África da crise financeira global.

Nigéria: prossegue ofensiva no Delta do Níger


Na Nigéria, responsáveis militares afirmaram que prossegue a ofensiva contra os militantes da região do delta do Níger com o objectivo de restabelecer a ordem naquela zona petrolífera.

Um porta-voz negou por outro lado alegações de que o exército tenha bombardeado aldeias daquela região matando dezenas de pessoas.

No inicio da semana militantes do Movimento de Emancipação do Delta do Níger ameaçaram bloquear as vias marítimas da região de modo a impedir a passagem de petroleiros. Na semana passada aquela organização desviou dois navios.

Indonésia: avião militar despenha-se matando 98 pessoas


Pelo menos 98 pessoas morreram na queda de um avião militar na ilha de Java, na Indonésia.
O avião, um Hércules C-130, transportava soldados e as suas famílias e despenhou-se numa aldeia, por razões ainda desconhecidas.
O aparelho transportava 110 pessoas, 99 passageiros, dez dos quais crianças, e 11 tripulantes.
Duas das vítimas mortais eram habitantes da aldeia de Geplak, sobre a qual o avião se despenhou, quando fazia uma manobra de aproximação à base aérea de Iswahyudi, no Leste da ilha, onde deveria ter aterrado. Quinze pessoas que viajavam no aparelho sobreviveram.
Um porta-voz militar disse que a visibilidade era boa e que o avião, de fabrico americano e construído nos anos 1980, estava em boas condições. Testemunhas oculares afirmam que o avião explodiu e partiu-se no ar.

Sudão: tribunal condena 9 rebeldes à pena capital


Um tribunal sudanês condenou a penas capitais mais 9 elementos do Movimento Justiça e Igualdade, JEM, a sua sigla inglesa, por ataques perpetrados contra a capital, Kartum, no ano passado.

As sentenças pronunciadas hoje, elevam a 91 o número total dos rebeldes do JEM, condenados à morte por assaltos a capital e a cidade gémea de Omdurman.

O tribunal condenou mais um membro do grupo rebelde a cinco anos de prisão por ter escondido suspeitos absolvendo outros dois.

Os rebeldes teriam, alegadamente, percorrido mais de mil km de distância, de Darfur, a oeste do país, para efectuar ataques na capital tendo morrido na violência mais de 200 pessoas.

Os advogados de defesa dos rebeldes afirmam que os tribunais especiais utilizados para julgar os suspeitos são inconstitucionais.

XS
SM
MD
LG