Links de Acesso

Vitória Contra os Tigre Tamil


O presidente do Sri Lanka afirmou que a nação que tinha alcançado no campo de batalha a vitória total contra os Tigre Tamil.

Horas depois da sua intervenção, a televisão transmitia um vídeo apresentando o corpo do dirigente do movimento rebelde.

O presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa num discurso proferido no parlamento declarou formalmente o termo de décadas de guerra civil que tinha dividido a ilha nação.

O presidente afirmou que o país se encontra totalmente livre do terrorismo dos Tigre Tamil e que a totalidade do território se encontra, pela primeira vez em trinta anos, nas mãos do governo.

O presidente aproveitou a oportunidade para decretar esta quarta feira como feriado nacional para celebrar o êxito das forças armadas.

O presidente não fez, na altura, qualquer referência ao paradeiro e sorte do fundador e líder do movimento rebelde.

Após o discurso, o comandante do Exercito, numa mensagem pela rádio, afirmava que o corpo do dirigente dos Tigre Tamil tinha sido identificado, e momentos depois começou a ser emitido, pela televisão, um vídeo de um corpo nitidamente parecido com Prabhakaran.

Os Tigre Tamil tinham anunciado que o seu líder estava vivo e de saúde apesar das noticias de que teria sido morto em confronto com o exercito.

Durante décadas o dirigente rebelde tinha sido o inimigo público numero no Sri Lanka, nação que não tinha sofrido apenas com a guerra civil, como ainda com os repetidos bombistas suicidas e os assassinatos políticos tanto de singaleses e de dirigentes Tamil.

O grupo rebelde lutou para instituir uma nação de etnia Tamil, e no seu auge governou um mini estado na região no norte e no leste ate ao momento em que os militares desencadearam com êxito uma ofensiva.

A comunidade internacional criticou com frequência as duas partes pelo tratamento dado aos civis durante o conflito.

As Nações Unidas e outras organizações internacionais sustentam que milhares de civis foram mortos na fase final do conflito, apanhados no fogo cruzado ou alvejados pelos combatentes, e algumas dessas organizações pedem investigações a crimes de guerra.

Nos quarenta minutos de intervenção o presidente declarou ser seu dever proteger a totalidade da população do país, incluindo a minoria Tamil.

Relacionados

XS
SM
MD
LG