Links de Acesso

Últimas de Washington


No Sri Lanka, a organização rebelde Tigres Tamil admitiu a derrota depois de mais de 25 anos lutando pela independência do norte daquela ilha.

Os rebeldes emitiram hoje um comunicado dizendo que decidiram silenciar as suas armas para retirar ao governo o seu último pretexto para matar pessoas da etnia Tamil.

A notícia da rendição dos rebeldes foi entretanto acolhida euforicamente nas ruas da capital, Colombo.

O custo da vitória foi no entanto elevado. Segundo as Nações Unidas mais de 6 mil e 500 civis morreram nos confrontos desde Janeiro passado.

A ONU pediu entretanto a abertura de uma investigação a possíveis crimes de guerra tanto por parte do governo do Sri Lanka como por parte dos rebeldes.

Índia: Partido do Congresso continua no poder


Na Índia, o Partido do Congresso no poder está a reunir-se com outras formações políticas para formar um novo governo na sequência da sua esmagadora vitória nas eleições nacionais.

A aliança liderada pelo partido do Congresso conseguiu 261 dos 543 lugares do Parlamento indiano enquanto o seu rival o partido Bharatiya Janata se quedou pelos 159.

O Partido do Congresso não conseguiu contudo a maioria parlamentar devendo agora procurar alianças com partidos mais pequenos.

Nigéria: governo resgata 13 reféns

Na Nigéria o governo anunciou que resgatou 13 pessoas que tinham sido feitas reféns por militantes da região petrolífera do Delta do Níger.

Fontes militares nigerianas acrescentaram que 9 filipinos e 4 nigerianos foram libertados durante ataques contra elementos do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger.

Tanto os rebeldes como os militares confirmaram que outros 2 reféns morreram durante os confrontos.

Os reféns encontravam-se no poder dos rebeldes depois daqueles últimos terem desviado dois barcos no Delta do Níger.

Somália: rebeldes tomam cidade-chave


Na Somália, militantes islâmicos tomaram uma importante cidade que se encontrava nas mãos de apoiantes do frágil governo do país.

O grupo rebelde al-Shabab apoderou-se hoje da cidade de Jowhar derrotando as milícias pro-governamentais que lá se encontravam.

Jowhar situa-se a apenas 90 km da capital Mogadíscio, cidade que o governo apenas controla parcialmente na sequência de várias semanas de intensos combates.

Comores: referendo pode prolongar mandato presidencial

Nas ilhas Comores realizou-se hoje um referendo acerca da extensão do mandato do presidente e da redução dos poderes dos líderes locais das ilhas do arquipélago.

O sim neste referendo prorrogaria por um ano o mandato do presidente Ahmed Abdallahi Sambi.

A oposição afirma que com este referendo o presidente está a tentar consolidar o poder e impor uma ditadura no país.

Darfur: suspeito de crimes de guerra vai a tribunal

O Tribunal Penal Internacional afirmou que o líder de uma facção rebelde sudanesa de Darfur comparecerá amanhã a tribunal para responder a possíveis acusações de crimes de guerra.

Bahr Idriss Abu Garda é acusado de ter liderado um ataque em 2007 que vitimou 12 capacetes azuis da União Africana.

O tribunal acrescentou que Abu Garda vai comparecer voluntariamente à audiência de segunda-feira.

Zimbabué: Tsvangirai pede ajuda para lidar com ZANU-PF


No Zimbabué, o partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai apelou aos líderes africanos para que ajudem a resolver os problemas no seio do governo de partilha do poder.

O Movimento para a Mudança Democrática,MDC, afirma que pretende que os diferendos sejam postos à consideração da União Africana e da SADC.

O governo foi formado em Fevereiro passado entre o MDC e a ZANU-PF do presidnete Mugabe,mas os dois lados continuam a ter grandes divergências.


XS
SM
MD
LG