Links de Acesso

Últimas de Washington


Na Índia, a coligação governamental liderada pelo Partido do Congresso conseguiu uma vitória esmagadora nas eleições nacionais abrindo assim caminho a um segundo mandato do primeiro-ministro Manmohan Singh.

A principal coligação da oposição liderada pelo Partido Bharatiya Janata admitiu entretanto a derrota no escrutínio.

Resultados preliminares indicam que a coligação governamental conseguiu mais de 260 dos 543 lugares do parlamento indicano contra os 160 do Partido Janata.

Contudo apesar desta vitória o Partido do Congresso não conseguiu a maioria de 272 lugares tendo portanto que coligar-se com partidos mais pequenos para poder formar governo.

SriLanka: governo diz que esmagou rebeldes Tamil

O presidente do Sri Lanka afirmou Mahinda Rajapaksa afirmou que as forças governamentais esmagaram os rebeldes Tigre Tamil depois de quase 3 décadas de guerra civil.

Anteriormente o porta-voz do exército declarou que as tropas do Sri Lanka assumiram hoje o controlo da última faixa costeira ainda dominada pelos rebeldes Tamil, que já não dispõem de qualquer território, afirmou uma alta fonte militar.

Mísseis americanos matam militantes no Paquistão

"Tratou-se de um ataque de um drone contra um edifício onde se encontravam rebeldes", afirmaram membros das forças de segurança. Pelo menos 4 militantes estrangeiros morreram no ataque

Este edifício situava-se na aldeia de Khaisur, na zona tribal do Waziristão Norte, conhecida como sendo um bastião dos talibãs e militantes da Al-Kaida.

Director da CIA diz que agência não mentiu ao Congresso

O director da CIA, Leon Panetta, desmentiu que a agência de serviços secretos tenha enganado o Congresso dos Estados Unidos sobre os seus métodos de interrogatório, contradizendo a presidente democrata da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Panetta afirmou que "não faz parte da nossa política nem dos nossos hábitos induzir o Congresso em erro. Isso iria contra as nossas leis e os nossos valores", acrescentou ainda numa declaração aos funcionários da CIA.

Quando informaram os legisladores sobre os métodos utilizados pela CIA, durante os interrogatórios de suspeitos de terrorismo, os funcionários deste organismo fizeram-no com toda a honestidade acrescentou o director daquela agência.

Pelosi tem estado a sofrer pressões do partido rival republicano para clarificar se tinha ou não conhecimento de práticas de interrogatório consideradas como tortura pelo presidente Barack Obama.

Malawi: Muluzi não pode ser candidato

O tribunal constitucional do Malawi rejeitou o apelo do antigo presidente Bakili Muluzi que lhe teria permitido concorrer às eleições presidenciais da próxima semana.

Em Março passado a comissão eleitoral do Malawi decidiu que o antigo presidente não podia candidatar-se visto que já tinha cumprido 2 mandatos, o máximo previsto na constituição.

Muluzi, que foi presidente do Malawi entre 1994 e 2004, alega que depois de um interregno de 5 anos reunia as condições para se candidatar às eleições de 19 de Maio.

Astronautas americanos reparam telescópio Hubble

Dois astronautas a bordo da nave de vai-e-vem americana Atlantis estão a realizar um terceiro passeio espacial para continuar a reparar o telescópio espacial Hubble.

Hoje os astronautas estão a trabalhar na montagem de novos componentes que permitirão uma melhor visão do universo.

Esta missão da Atlantis inclui 5 passeios espaciais para reparações no telescópio que já conta 19 anos de serviço. Se tudo correr bem o Hubble ficará operacional por pelo menos mais 5 anos.

XS
SM
MD
LG