Links de Acesso

Obama e a Publicação das Fotos dos Abusos


O Presidente Americano, Barack Obama, está a tentar bloquear a publicação das fotografias mostrando o pessoal militar americano a maltratar reclusos em centros de detenção no Iraque e no Afeganistão.

O Presidente Obama disse que a publicação das fotos dos abusos dos prisioneiros no centro de detenção de Abu Ghraib e vários outros, no Iraque e Afeganistão, poderia gerar uma reacção negativa contra as tropas americanas.

"Na realidade, a consequência mais directa da divulgação destas fotos, seria, na minha opinião, intensificar ainda mais os sentimentos anti-americanos, colocando as nossas tropas em situação ainda mais perigosa. Alem disso, receio que a publicação destas imagens possa também desencorajar investigações, no futuro, de mais abusos contra os reclusos."

O Presidente Obama falava na Casa Branca, pouco depois de os seus adjuntos terem tornado publica a sua decisão de se opor a publicação das fotos, assunto sobre o qual se espera que os tribunais se vão pronunciar, dentro em breve.

O Sindicato Americano das Liberdades Cívicas, ou seja, o ACLU, a sua sigla inglesa, grupo de defesa das liberdades cívicas, levantou, em 2004,um processo judicial para a publicação das fotos manifestando abusos aos detidos no centro de detenção de Abu Ghraib, no Iraque. Aquele organismo dos direitos cívicos disse o mês passado que o Pentágono tinha concordado em tornar publicas as imagens até 28 de Maio. Anthony Romero, director executivo do ACLU, disse que a mudança de opinião de Obama, nas suas palavras, é contrária ao empenho do governo americano de transparência e governo da lei.

Por sua vez, o Senador independente, Joe Lieberman, disse que o Presidente americano Obama tomou uma decisão certa.

"Obrigado, Presidente Obama…actuaste hoje como um comandante-em-chefe forte, fazendo o que representa o interesse do nosso país…e daqueles todos…homens e mulheres em uniforme ao seu serviço."

O Presidente Obama disse que as fotos dos abusos dos detidos cuja publicação intenta bloquear não são, nas suas palavras, particularmente sensacionais, mas que ainda assim, não faz sentido torná-las publicas. Adiantou afirmando que apesar da sua decisão de manter secretas aquelas imagens, não tolera que se cometam abusos contra os prisioneiros.

"Qualquer abuso dos detidos é inaceitável. Viola os nossos valores fundamentais. Põe em perigo a nossa segurança. Não vamos tolerar."

Obama falava na Casa Branca, antes da sua partida de Washington para uma visita de dois dias a região sudoeste do país.

XS
SM
MD
LG