Links de Acesso

Últimas de Washington


No Sri Lanka o governo negou que as suas forças tenham causado baixas entre civis durante um alegado ataque este domingo atingindo um hospital na zona norte do país.

Numa entrevista à VOA, um porta-voz militar afirmou que os rebeldes Tigres Tamil estavam a atacar deliberadamente civis com armas pesadas culpando as forças governamentais.

Entretanto um médico governamental afirmou que o ataque desta manhã fez pelo menos 257 mortos ferindo outras 815 pessoas.

Paquistão: governo diz que abateu 200 talibãs


O Paquistão decidiu levantar temporariamente o recolher obrigatório no noroeste do vale de Swat fazendo com que milhares de civis possam escapar aos intensos confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes talibãs.

O recolher obrigatório entrará de novo em vigor esta tarde. Segundo as Nações Unidas os combates já obrigaram meio milhão de pessoas a deixarem a região.

Entretanto fontes militares paquistanesas afirmaram que foram abatidos cerca de 200 rebeldes talibãs durante as últimas 24 horas.

Afeganistão: general americano diz que já não há bases da al-Qaida


O responsável militar americano para a Ásia Central e o Médio Oriente, general David Petraeus, afirmou que a organização terrorista al-Qaida já não dispõe de bases no Afeganistão.

O general acrescentou que aquela organização tinha sofrido um sério revés no Afeganistão nos últimos dez meses.

Petraeus afirmou ainda que os líderes militantes na região operam essencialmente a partir das regiões sem lei do ocidente do Paquistão.

Somália: confrontos fazem 39 mortos


Na Somália confrontos entre grupos islâmicos rivais saldaram-se hoje por pelo menos 39 mortos em Mogadíscio.

Os confrontos entre elementos da união dos tribunais islâmicos pro-governamental e grupos anti-governamentais como o al-Shabab começaram ontem prolongando-se no domingo.

Milhares de pessoas fugiram entretanto da cidade para tentarem escapar aos confrontos.

África do Sul já tem novo governo


O novo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, já anunciou a composição do novo governo.

O antigo ministro das finanças, Trevor Manuel foi nomeado presidente da comissão de planeamento nacional.

Manuel passará a ser responsável pelo planeamento estratégico e pela coordenação entre os departamentos governamentais. O novo presidente sul-africano afirmou pensar que os mercados reagirão positivamente a estas alterações.

Zuma nomeou ainda o seu antecessor Kgalema Motlanthe para o cargo de vice-presidente.

Gripe suína aumenta 20% num dia


A Organização Mundial de Saúde, OMS, acaba de actualizar o número de casos de gripe suína salientando que os números são 20% mais elevados do que os anunciados no dia anterior.

Neste momento 29 países já registaram casos da doença num total de 4 mil 379.

O governo britânico anunciou entretanto que conseguiu descobrir o código genético do vírus H1N1 , mais um passo no sentido da criação de uma vacina contra a gripe suína.
XS
SM
MD
LG