Links de Acesso

Coreia do Norte Vai “Fortalecer” Capacidade Nuclear


A agência noticiosa norte-coreana, citando fontes do ministério dos negócios estrangeiros, afirma que o país não tem outra hipótese que não seja fortalecer o que considerou como a sua capacidade nuclear.

Numa referência aos primeiros 100 dias da presidência Obama, a agência afirma que a politica hostil dos Estados Unidos para com a Coreia do Norte não registou alterações.

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte expulsou inspectores internacionais, anunciou que tinha recomeçado a produção e processamento de materiais nucleares e ameaçou levar a cabo mais testes com mísseis balísticos.

Pyongyang afirmou por outro lado que não vai continuar a participar nas conversações internacionais hexa-partidas sobre o seu programa nuclear considerando-as inúteis. O enviado americano à Coreia do Norte, Stephen Bosworth chegou entretanto hoje a Seoul, a primeira etapa de um périplo por 4 países para debater o problema com os parceiros regionais dos Estados Unidos.

Falando acerca daquilo que os Estados Unidos poderiam fazer para impedir os norte-coreanos de levarem a cabo mais um teste nuclear, Bosworth afirmou que Washington não poder "fazer grande coisa".

"Se os norte-coreanos decidirem efectuar um segundo teste nuclear, então terão que arcar com as consequências", disse o diplomata avisando de seguida que "haverá consequências".

" Neste momento não podemos controlar aquilo que a Coreia do Norte faz", acrescentou

A Coreia do Norte levou a cabo o seu primeiro teste nuclear em 2006 suscitando medidas punitivas por parte do conselho de segurança da ONU.

Bosworth acrescentou no entanto que a porta do diálogo com a Coreia do Norte permanece aberta e acrescentou que achava que a sua recusa em negociar não era final.

" Estamos também preparados para lidar com a Coreia do Norte numa base bilateral, mas de um modo que fortaleça o processo multi-lateral",disse.

Bosworth repudiou também a ideia de que os Estados Unidos tenham uma atitude hostil em relação à Coreia do Norte afirmando que "o presidente Obama salientou por várias vezes que estamos empenhados em resolver os problemas com que nos deparamos através da negociação e do diálogo".

"Não podemos caracterizar essa posição como sendo hostil", acrescentou.

Bosworth afirmou ainda que não planeava escalar a Coreia do Norte durante o seu périplo asiático.

Relacionados

XS
SM
MD
LG