Links de Acesso

As Últimas de Washington


Clinton em Bagdade

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que se deslocou a Bagdad, prometeu o apoio da América ao Iraque numa altura em que se regista um surto da vaga de violência no Iraque, numa visita surpresa realizada a nove semanas da retirada das forças americanas das cidades iraquianas.

Esta foi a primeira viagem de Clinton ao Iraque desde a sua chegada ao Departamento de Estado, em Janeiro.

Desde quinta-feira morreram, pelo menos, 140 pessoas numa série de ataques suicidas perpetrados, nomeadamente, contra shiitas iraquianos.

Este é o mês mais mortífero de 2009, com mais de 250 mortos e perto de 700 feridos.

Gripe suína pode transformar-se em pandemia

A directora da Organização Mundial de Saúde Margaret Chan afirmou que há um potencial do surto do vírus da gripe suína no México e Estados Unidos se transformar numa pandemia.

O surto envolve uma estirpe do vírus H1N1, e tem potencial pandémico, declarou, adiantando que, apesar disso, ainda é muito cedo para saber se esse potencial pandémico se irá mesmo concretizar.

A OMS alertou ainda todos os países para procurarem sinais deste tipo de gripe, que já matou pelo menos 62 pessoas no México (com pneumonias depois da infecção pelo vírus) e infectou sete nos Estados Unidos.

A agência diz ainda que cerca de 800 pessoas têm sintomas deste tipo de gripe, que parece causar os sintomas típicos da gripe normal, como febre e dores musculares, mas com maior ocorrência de náuseas e vómitos.

O ANC obteve 65 vírgula 9 por cento dos cerca de 17 milhões de votos

Mais de metade dos eleitores sul-africanos votaram no ANC, actualmente no poder na África do Sul, o que irá permitir ao líder do partido, Jacob Zuma, tornar-se presidente.

O ANC obteve 65 vírgula 9 por cento dos cerca de 17 milhões de votos, a Aliança Democrática obteve 16 vírgula 66 e o Congresso do Povo – COPE – sete virgula 42 por cento.

A participação nas urnas atingiu os 77 por cento, ou seja um por cento mais do que em 2004.

Turquia reage a comentários de Obama sobre arménios

O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco considerou inaceitáveis algumas partes do discurso do Presidente norte-americano Barack Obama, que ontem se referiu ao assassínio de arménios pelos turcos otomanos em 1915, assinalando o aniversário do acontecimento. Obama evitou a palavra genocídio e referiu-se aos massacres de arménios como atrocidades.

A diplomacia de Ancara lamentou que a mensagem do Presidente dos Estados Unidos não tenha mencionado as centenas de milhares de turcos que morreram nos combates.

Ontem, 24 de Abril, foi também o dia em que os turcos lembraram a batalha de Gallipoli, que ocorreu no mesmo dia de 1915.

Talibãs regressam ao vale de Swat

Entidades oficiais no noroeste do Paquistão indicaram que os elementos Talibã que se tinham infiltrado num distrito a uma centena de quilómetros da capital regressaram ao seu reduto no vale de Swat.

Um administrador local adiantou que os militantes Talibã deixaram o distrito de Buner e que tropas governamentais foram enviadas para a área.

Coreia do Norte regressa ao processamento de urânio

A Coreia do Norte anunciou o prosseguimento do seu programa nuclear, ao retomar o reprocessamento de combustíveis nucleares, apesar das sanções aplicadas pela ONU, após o lançamento de um míssil de longo alcance no início de Abril.

A decisão foi anunciada poucas horas após a adopção de sanções pelas Nações Unidas contra três empresas norte-coreanas, pelo seu envolvimento no lançamento de um míssil balístico, a 5 de Abril, pelas autoridades de Pyongyang.

Roxana Saberi em greve de fome

A jornalista iraniano-americana Roxana Saberi está em greve de fome há cinco dias, revelou o pai dela, no mesmo dia em que foi entregue em tribunal o pedido de recurso. Saberi, de 31 anos, vive no Irão há seis anos e foi condenada por um Tribunal Revolucionário iraniano, num julgamento à porta-fechada, na semana passada, pela acusação de espiar para os Estados Unidos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG