Links de Acesso

As Últimas de Washington


Eleições Sul-Africanas

As assembleias de voto abriram cedo na África do Sul onde 23 milhões de eleitores estavam inscritos para votar nas quartas eleições livres desde o fim do apartheid em 1994.

O Congresso Nacional Africano, tem a vitória garantida mas sem certeza de manter a maioria de dois terços.
As sondagens apontam para um resultado de mais de 60 por cento dos votos para o partido no poder, enquanto a principal formação da oposição, a Aliança Democrática, espera obter entre 10 a 15 por cento, bem como o Congresso do Povo, que resultou da primeira cisão do ANC nos últimos 15 anos.
Estas eleições, para o Parlamento nacional - que depois elegerá o Presidente - e para as assembleias legislativas provinciais, representa o primeiro grande teste desde 1994 ao ANC, que pela primeira vez disputa o voto com um partido formado por antigos dirigentes seus.

Presidente Somali pede fim de resgates

O Presidente somali, Sheik Sharif Ahmed, apelou, hoje, numa entrevista à VOA, para que seja posto fim ao pagamento de recompensas, afirmando que os milhões de dólares entregues aos piratas apenas encorajam mais actos de pirataria e mais raptos.

Horas antes o primeiro-ministro somali, Omar Ali Sharmarke, havia feito apelo idêntico, tendo afirmado que a presença da marinha de guerra estrangeira não desencorajou "um milímetro" a actividade dos piratas.

Entretanto, a marinha de guerra francesa entregou onze piratas às autoridades quenianas, onde deverão ser apresentados a tribunal, sob acusação de sequestro.

Uma fragata francesa, transportando a bordo os suspeitos, atracou ao porto de Mombaça, na quarta-feira. Os piratas foram presos no início do mês depois de terem atacado navios que circulavam pelo Golfo de Aden.

Aquele líder somali apelou para que seja posto fim ao pagamento de recompensas, afirmando que os milhões de dólares entregues aos piratas apenas encorajam mais actos de pirataria e mais raptos.

Violência Étnica no Sudão

No sul do Sudão eleva-se a 250 a número de mortos causado pela violência étnica entre membros da etnia Murle e Lou Nuer.

O ataque a 12 aldeias parece ter sido uma retaliação por um raide lavado a cabo por elementos Lou Nuer que causou a morte a pelo menos 450 pessoas.

Confrontos entre grupos étnicos no sul do Sudão são bastante comuns, tendo por pano de fundo roubo de gado.

Grupo Rebelde no Burundi torna-se Partido

O último grupo activo rebelde do Burundi – Forças de Libertação Nacional (FNL) – tornou-se oficialmente um partido político.

Em Janeiro, a FNL tomou o primeiro passo para a sua transformação retirando a palavra "Palipehutu" do seu nome. A palavra refere-se ao povo Hutu e o governo do Burundi disse que a Constituição do país proíbe partidos políticos com afiliações étnicas.

Rebeldes encurralados no Sri Lanka

O exército do Sri Lanka anunciou que dois destacados membros do grupo rebelde Tigres Tamil renderam-se enquanto soldados governamentais prosseguem o seu avanço em território rebelde.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse que o exército encurralou os rebeldes numa área não superior a 13 quilómetros quadrados no nordeste da ilha, numa tentativa para acabar com a guerra civil que dura há 26 anos.

Os Estados Unidos e outros países manifestaram forte preocupação pelos civis que se encontram na zona de guerra.

Ex-governante de Macau condenado por corrupção

O Tribunal da Relação de Macau elevou para 81 o número de acusações de corrupção contra o antigo secretário das Obras Públicas e Transportes daquela Região Autónoma Especial Chinesa, Ao Man-long.

Ao Man-long, que negou ter recebido "luvas"para aprovação de projectos de obras públicas, incluindo a construção de casinos no território, fica assim condenado a 368 anos de prisão.

O juiz Sam Hou-fai ao ler a sentença afirmou que a cobiça do antigo governante prejudicou gravemente a imagem de Macau, um antigo território português devolvido a China em 1999.

XS
SM
MD
LG