Links de Acesso

Sul-Africanos Vão Hoje às Urnas


A África do Sul é hoje palco de eleições gerais. Jacob Zuma, líder do ANC, o partido no poder, disse esperar que o seu partido alcance uma esmagadora vitória.

Numa conferência de imprensa, Zuma disse a jornalistas prever uma grande afluência às urnas, esperando que os resultados que confiram ao seu partido um mandato enorme e decisivo.

O ANC é, com efeito, a formação favorita destas eleições, sendo previsível uma vitória por maioria folgada. As últimas sondagens indicam que o ANC deverá perder entre cinco e dez por cento dos votos em relação às últimas eleições devendo, no entanto, vencer com cerca de 60 por cento dos votos

O recém-formado Congresso do Povo, o Cope, deverá ter algum impacto nestas eleições e analistas afirmam que a grande questão é saber se o Cope irá ultrapassar a Aliança Democrática como principal partido da oposição.

O partido Inkhata da Liberdade, do veterano político Mangosutho Buthelezi tem estado a perder terreno desde 1994 e, tudo indica, que essa tendência irá continuar em 2009. O Paulo Faria falou com o Scott Bob, o enviado especial da VOA, a quem perguntou qual é o ambiente entre os sul-africanos, tendo em vista estas eleições.

Relacionados

XS
SM
MD
LG