Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama: renovar a parceria entre as nações do hemisfério ocidental

O presidente dos Estados Unidos tem um segundo dia repleto de actividade na Cimeira das Américas que decorre em Trindade e Tobago onde promove o renovar da parceria entre as nações do hemisfério ocidental.

Obama participa de quatro encontros, começando por uma reunião com a União das Nações da América do Sul, e três sessões plenárias.

Na sexta-feira, e no inicio da cimeira Obama fez um apelo para um novo começo do relacionamento entre os Estados Unidos e Cuba – um país que não se encontra representado na cimeira.

O presidente cubano Raul Castro fez saber em Havana estar preparado para debater com Washington qualquer assunto.

Irão: Jornalista condenada a oito anos de prisão

Roxana Saberi, jornalista americana-iraniana, presa em Teerão sob a confissão de espionagem a favor dos Estados Unidos, foi condenada a oito anos de prisão, disse o seu advogado.

As autoridades iranianas tinham informado que o julgamento, que deveria ter durado três semanas mas se prolongou apenas por alguns dias, decorreria sem testemunhas.

Saberi, de 31 anos, presa inicialmente sob acusação de ter comprado álcool, teria confessado trabalhar para estrangeiros... para a América, nas palavras de um porta-voz da República Islâmica.

Filha de um iraniano e de uma japonesa, Roxana nasceu em Fargo, no Dakota do Norte. Estava há seis anos no Irão e, segundo o seu pai, Reza Saberi, planeava regressar aos Estados Unidos assim que concluísse um livro que andava a escrever.

Paquistão:atentado suicida mata pelo menos vinte pessoas

Um atentado suicida com um carro armadilhado contra uma coluna militar matou 20 pessoas, informou a polícia do Paquistão.

O ataque aconteceu na cidade de Kohat, 190 quilómetros a ocidente de Islamabad, a capital. Quinze agentes e militares ficaram feridos. Oito veículos ficaram destruídos no ataque.

O Presidente Alif Ali Zardari dissera aos países que estiveram representados numa conferência dos países doadores do Paquistão que vai aumentar o combate contra os grupos radicais, defendendo que uma derrota do seu país neste combate será uma derrota do mundo.

Pirataria: comandos holandeses libertam reféns

Comandos holandeses libertaram 20 reféns que tinham sido obrigados a tripular um navio mãe dos piratas somalis que atacavam a navegação comercial no Golfo de Áden.

Os reféns foram libertados depois de forças navais holandesas, ao serviço da Aliança Atlântica, terem capturado sete piratas que tinham atacado um petroleiro de pavilhão grego.

A fragata holandesa respondeu quando os piratas, armados com espingardas automáticas e granadas de foguete, atacaram o "MT Handytankers Magic", operado pelo armador helénico Roxana Shipping SA.

Hillary Clinton saúda governo de unidade em Harare

A secretaria de Estado americana Hillary Clinton saudou o governo de unidade do Zimbabué através de uma mensagem assinalando o vigésimo nono aniversário da independência daquela nação africana.

Clinton referiu que os Estados Unidos apreciam os esforços do governo de transição e o progresso alcançado através de reformas que vão beneficiar a população do Zimbabué.

Hillary Clinton encorajou o governo a prosseguir com as medidas sublinhando que os Estados Unidos vão continuar ao lado dos zimbabueanos em momentos de necessidade.

Médio Oriente: Obama vai despender grande energia na resolução do conflito

O enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, George Mitchell, avistou-se no Cairo, com o presidente egípcio Hosni Mubarak, um encontro que faz parte de uma digressão regional destinada a fazer avançar a solução de dois estados para o conflito Israelo-Palestiniano.

Mitchell indicou que a administração Obama vai despender grande energia na resolução do conflito, e que a paz no Médio Oriente não é apenas do interesse de Israel, dos palestinianos e das outras nações da região, mas igualmente importante para os Estados Unidos e os povos do mundo.

Segundo a agência de notícias egípcia MENA, Mubarak indicou não existir alternativa para a solução de dois Estados.

Filipinas: rebeldes libertam refém

Os rebeldes muçulmanos das Filipinas libertaram um funcionário da Cruz Vermelha Suíça que tinham como refém há mais de três meses, mas continuam a manter outro cativo europeu.

As circunstâncias que rodeiam a libertação de Andreas Notter, de 37 anos, não foram esclarecidas.

Notter, o italiano Vagni e a filipina Mary Jean Lacaba, todos eles funcionários do Comité Internacional da Cruz Vermelha, foram raptados pelos rebeldes do grupo Abu Sayyaf no dia 15 de Janeiro, quando se encontravam de visita a uma cadeia de Jolo, que é um bastião da guerrilha.
Lacaba foi libertada pelos rebeldes no início de Abril.

Relacionados

XS
SM
MD
LG