Links de Acesso

Cimeira das Américas


De 17 a 19 de Abril, acontece a 5ª Cimeira das Américas, em Trindade e Tobago. Com o tema "Assegurando o Futuro dos Nossos Cidadãos através da Promoção da Prosperidade Humana, da Segurança Energética e da Sustentabilidade Ambiental", o evento reunira líderes de países de todas as Américas.

Com grandes expectativas, começa nesta sexta-feira a 5ª Cimeira das Américas. Na capital do país insular Trindade e Tobago, líderes e representantes de XXX países reunir-se-ão para tratar de temas como segurança, energia, meio ambiente e, claro, crise financeira.

De acordo com David Fleischer, professor de ciência política da Universidade de Brasília, no Brasil, o encontro será um grande debate de ideias, mas não devem haver grandes expectativas:

"Nos não podemos ter grandes ou auto expectativas em termos dessa cúpula…. decisões e resultados concretos acho que essa reunião não vai produzir muito não", afirmou

Apesar de não estar oficialmente na agenda da Cimeira, a crise financeira poderá ser discutida. Além deste assunto, meio ambiente e energia serão temas obrigatórios:

Com sede em Port of Spain, a Cimeira marcara o primeiro encontro entre Obama e Hugo Chavez. O professor David Fleischer acredita que haverá posições do presidente venezuelano a respeito de Cuba:

"O caso do presidente Hugo Chavez… Chavez vai levar Cuba na agenda", disse.

A quinta edição da cimeira das Américas ira durar três dias.

XS
SM
MD
LG