Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama afirmou que os EUA irão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para travar os actos de pirataria ao largo da costa da Somália.

O presidente americano falava a jornalistas, no dia seguinte à marinha americana ter libertado o comandante de um navio de carga americano feito refém por piratas somalis.

Barack Obama não respondeu às ameaças feitas pelos piratas que ameaçam vingar-se pela morte dos três somalis que foram mortos por comandos americanos durante a operação de libertação do comandante do cargueiro.

Entretanto, militantes islâmicos abriram contra o avião em que seguia o congressista americano Donald Payne no momento em que o aparelho privado levantava voo do aeroporto de Mogadíscio, a capital.

Fontes de segurança em Mogadíscio afirmam que foram disparados tiros de morteiro que caíram na pista de aterragem do aeroporto.

De acordo com a agência Reuters, três somalis terão ficado feridos, atingidos por um dos invólucros.

O congressista Payne chegou na segunda-feira de manhã a Mogadíscio, naquele que se crê ter sido a primeira visita à Somália por parte de um congressista americano em muitos anos.

Payne disse à VOA ter-se avistado com o presidente da Somália, Sheikh Sharif Ahmed e com o primeiro-ministro Omar Ali Sharmarke.

Obama Vai Levantar Algumas

Sanções contra Governo Cubano

Uma fonte oficial adiantou que o presidente Barack Obama tenciona levantar algumas das restrições contra Cuba, permitindo que os cubano-americanos visitem mais livremente aquela nação comunista, podendo enviar ajuda financeira para os seus familiares.

Durante a campanha eleitoral, Obama prometeu aliviar aquelas restrições, adiantando estar na disposição de dialogar com os líderes cubanos. O presidente Raul Castro disse estar aberto a conversações com o presidente Obama.

Novas Manif´s na Tailândia:

Dois Mortos, Muitos Feridos

A Tailândia anunciou que duas pessoas morreram em resultado das violentas manifestações anti-governamentais que transformaram a capital num campo de batalha.

Varias pessoas ficaram feridas em recontros entre as forcas de segurança e manifestantes que, segunda-feira, lançavam bombas de fabrico caseiro contra os soldados, e incendiando autocarros na cidade.

A polícia e tropas disparam tiros de advertência, assim como gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes envolvidos em actos de violência junto a sede do governo, o centro principal onde estão congregados os apoiantes do deposto primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

Os manifestantes exigem a demissão do actual governo de Abhisit Vejjajiva, e a convocação de novas eleições.

Nigéria :Incêndio em Oleoduto da Shell

A gasolineira europeia Shell anunciou que um incêndio forçou o encerramento de um oleoduto principal no Sul da Nigéria.

Um porta-voz da Shell anunciou que a empresa encerrou, no domingo, as estações de bombagem que alimentam o oleoduto através da região do Níger enquanto os bombeiros combatem um incêndio, na Ogonilândia, sem, no entanto, especificar o que causou o fogo.

A Shell paralisou a sua produção na Ogonilândia em 1993, depois de anos de resistência por parte da população local.

Incêndio na Polónia Mata 21

Na Polónia, as autoridades afirmam que se eleva a 21 número de mortos em consequência do incêndio que ocorreu num abrigo de famílias sem-tecto, a noroeste do país. Sabe-se que 20 outras ficaram feridas.

As autoridades afirmam que as chamas na vila de Kamien Pomorski, junto ao Mar Báltico, tiveram início pouco depois da meia-noite apanhando os residentes ainda nos seus quartos, a dormir.

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, deslocou-se ao local do incêndio, enquanto, por sua vez, o presidente polaco anunciou um período de luto nacional, a partir da meia-noite da terça-feira.

As autoridades polacas adiantam que o edifício albergava, pelo menos, 77 pessoas, quando o fogo começou, não se sabendo se haverá ainda mais vítimas entre os escombros.

Forças Libanesas Atacadas

As autoridades libanesas afirmam que homens armados abriram fogo de metralhadora e lançaram roquetes lança-granadas contra uma unidade de patrulha das forças libanesas, matando quatro soldados.

Aquela fonte disse, segunda-feira, que a emboscada teve lugar numa estrada nos arredores da vila de Rayak, no Vale de Bekaa, a Leste do país.

O ataque aconteceu durante a ofensiva das forças libanesas contra os contrabandistas da droga na região.

O Vale de Bekaa tem sido o santuário não apenas dos militantes Hezbollah, mas ainda da cultura e contrabando da droga.

Relacionados

XS
SM
MD
LG