Links de Acesso

As Últimas de Washington


Piratas capturam mais um navio

Piratas somalis capturaram mais outro barco, desta feita um rebocador norte-americano de bandeira italiana, com 16 tripulantes a bordo, no Golfo de Aden, revelou responsável do Programa de Assistência no Mar, citado pela Reuters, avançando que a tripulação não estava armada.

Entretanto, piratas somalis advertiram que o uso da força para libertar o refém americano resultará num desastre.

Os piratas exigem um resgate pela libertação do capitão do cargueiro "Maersk Alabama", Richard Phillips, feito refém na passada quarta-feira.

Outras embarcações sequestradas estarão a procurar o barco salva vidas, mas um navio alemão apreendido com 24 reféns regressou ao porto sem ter conseguido chegar ao local.

Um grupo marítimo regional indicou que os mais velhos da Somália estão a tentar chegar ao local do impasse para negociar a libertação do capitão Phillips.

Violência no Iraque

Um bombista suicida atacou um grupo de paramilitares sunitas, aliados dos Estados Unidos, em Iskandariya, cidade a sul de Bagdade.

O ataque causou a morte de pelo menos nove pessoas e deixando feridas outras 31 pessoas.

Aquela milícia – conhecida como Majalis al-Sahwas –aguardava junto a um posto do exército iraquiano, para receber ordenados, quando o bombista se fez explodir.

Atrasos nos pagamentos aos que dão apoio às operações de segurança no Iraque desde que cortaram ligação com os grupos rebeldes na região, têm vindo a aumentar a tensão com o Governo, liderado por shiitas.

Essa desconfiança intensificou-se ainda mais depois de as autoridades iraquianas terem detido, no início de Abril, uma série de líderes deste grupo formado, na maioria, por antigos rebeldes.

Cimeira da ASEAN adiada

O primeiro-ministro de Tailândia, Abhisit Vejjajiva, declarou o estado de emergência na cidade de Pattaya, após ter anulado por motivos de segurança a cimeira que reunia na localidade líderes de 13 países da Ásia.

Cerca de um milhar de manifestantes anti-governamentais tailandeses forçaram as barreiras policiais frente ao edifício, partiram as portas de vidro e invadiram o recinto da cimeira.

A cimeira, consagrada essencialmente à crise económica mundial, deveria reunir até amanhã, domingo os dirigentes dos dez países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname) e também os líderes da China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Austrália e Nova Zelândia.

Obama apela a unidade

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama apelou aos outros países para que se juntem na luta contra os desafios perfilados na sua recente visita ao estrangeiro.

Na mensagem semanal Obama referiu-se a festa cristã da Pascoa e a celebração judaica de Passover como tempo para reflectir na unidade e nas obrigações mútuas sem consideração de raça ou de credo.

O presidente americano sublinhou que nenhum país pode confrontar sozinho os problemas do terrorismo, das armas nucleares ou a crise económica, tendo feito um apelo para que as nações ponham de parte as diferenças e trabalhem juntas nas soluções.

Afeganistão e a lei do casamento

No Afeganistão, um destacado clérigo defendeu a controversa lei de casamento, acusando as potências ocidentais de se ingerirem com a democracia quando não gostam dos resultados.

Asif Mohseni afirmou que a lei é o resultado de um processo democrático e que muitas das objecções são resultado de traduções incorrectas.

XS
SM
MD
LG