Links de Acesso

As Últimas de Washington


Coreia do Norte lança foguetão

Os Estados Unidos e a União Europeia apelaram a uma resposta conjunta das Nações Unidas ao lançamento de um foguetão pela Coreia do Norte, enquanto a China e a Rússia apelaram à contenção da comunidade internacional.

Uma declaração conjunta divulgada pelos Estados Unidos e pela União Europeia apela a que as resoluções das Nações Unidas não fiquem impunes.

Anteriormente o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedira, em Praga, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas – que reunirá esta tarde, em Nova Iorque que dê uma resposta enérgica ao lançamento norte-coreano, considerado uma violação da resolução do Conselho de Segurança de 2006 que proíbe a Coreia do Norte de fazer ensaios nucleares ou de testar mísseis balísticos.

A União Europeia também já tinha condenado o lançamento, através de um comunicado da presidência checa, que lamentou uma acção que introduz ainda mais tensões na estabilidade regional.

A China e a Rússia, que têm direito de veto no Conselho de Segurança, adoptaram um tom mais contido na condenação do lançamento.

Mundo sem armas nucleares

O Presidente norte-americano Barack Obama defendeu em Praga, na República Checa, que se deve caminhar para um mundo sem armamento nuclear, e criticou a Coreia do Norte por ter quebrado as regras ao lançar um míssil.

A existência de milhares de armas nucleares é a mais perigosa herança da Guerra Fria, defendeu Obama num discurso perante mais de 20 mil pessoas em que se comprometeu a reduzir o arsenal nuclear norte-americano.

Sobre o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, Obama considerou ter chegado a hora de uma resposta internacional e a Coreia do Norte deve saber que as questões de segurança não passam por armas ilegais.

Ao centrar o seu discurso no tema do nuclear, Obama referiu-se também à questão do Irão e disse que enquanto a ameaça iraniana persistir, vamos avançar com o sistema antimíssil que os Estados Unidos pretendem instalar na Europa.

Mas se a ameaça iraniana deixar de existir, sublinhou o presidente dos Estados Unidos, temos uma base sólida para a segurança e, a força motriz para a construção de um escudo antimíssil na Europa será removida.

Papa e os emigrantes

O Papa Bento XVI pediu uma acção urgente dos países da União Europeia e de África para terminar o tráfico de migrantes, considerando que a crise económica levou mais pessoas a empreenderem a viagem rumo à Europa.

Bento XVI recordou o afogamento na semana passada de mais de 200 pessoas, a bordo de um barco sobrelotado ao largo da Líbia, com destino à Europa.

Recentemente regressado da sua primeira viagem a África, Bento XVI afirmou que o problema tem vindo a piorar devido à crise económica mundial e que apenas terminará quando as nações africanas, com ajuda internacional, se libertarem da miséria e da guerra.

Rasmussen demite-se de Primeiro-ministro

O primeiro ministro dinamarquês Anders Rasmussen demitiu-se das funções para assumir o cargo de secretário-geral da NATO.

Rasmussen entregou o pedido de demissão a Rainha Margrethe um dia após os membros da NATO o terem escolhido para liderar a Aliança Atlântica quando o mandato de Jaap Scheffer expirar a 31 de Julho próximo.

A Turquia tinha-se oposto a nomeação de Rasmussen acabando por o aceitar após ter obtido garantias por parte do presidente dos Estados Unidos.

Pirataria marítima

Piratas somalis capturam um navio alemão de carga de 20 mil toneladas entre as Seychelles e o Quénia, a cerca de 740 quilómetros do porto de Kismayu, no Sul da Somália.

Os 24 membros da tripulação estarão a bordo do barco, que de acordo com um grupo marítimo local foi atacado por homens armados.

Dezenas de navios foram sequestrados no Golfo de Áden no ano passado, tendo os piratas feito reféns centenas de marinheiros e obtido milhões de dólares em resultado dos roubos e resgates.

Somália nova onda de violência

Na capital da Somália, testemunhas referem que um rapaz foi morto e quatro irmãos ficaram feridos em consequência de um confronto entre rebeldes e forças pró governamentais.

A polícia revelou que os rebeldes efectuaram um ataque de morteiro contra tropas governamentais e elementos da força de manutenção da paz da União Africana que ripostaram.

Em determinada altura uma granada de morteiro atingiu a casa de um residente de Mogadíscio matando o rapaz e ferindo os irmãos.

Alerta dos Estados Unidos na Nigéria

Os Estados Unidos alertaram para a possibilidade de ataques contra missões diplomáticas na cidade nigeriana de Lagos.

A embaixada dos Estados Unidos na Nigéria emitiu um comunicado indicando ter recebido informação de um possível ataque.

Sem fornecer detalhes sobre a ameaça o alerta refere que a polícia nigeriana aumentou a vigilância ao redor do consulado americano situado em Lagos.

Ataque bombista no Paquistão

Um ataque provocado por um bombista suicida num centro religioso para a minoria shiita, no centro do Paquistão, causou pelo menos 22 mortos na cidade de Chakwal, província de Punjab, a cerca de 60 quilómetros de Islamabad.

No Paquistão os atentados suicidas, grande parte perpetrados por talibãs paquistaneses, já causaram 1700 mortos no último ano e meio. Parte dos ataques visa a comunidade shiita, comunidade que representa menos de 20 por cento dos 168 milhões de habitantes.

Um outro ataque suicida causara a morte de oito paramilitares numa base em Islamabad. E ainda no mês passado pelo menos 48 pessoas ficaram feridas num ataque junto a uma mesquita perto da fronteira com o Afeganistão.

Sri Lanka anuncia confrontos

No Sri Lanka, os militares revelaram que as tropas governamentais mataram, nos últimos dias, 420 rebeldes dos Tigre Tamil em confrontos registados no nordeste do país.

Um porta-voz militar precisou que forças de segurança assumiram o controlo do último reduto dos rebeldes, e que os corpos de muitos dos rebeldes foram encontrados na localidade.

Os dados do governo sobre o confronto não puderam ser confirmados independentemente por que os jornalistas estão proibidos de entrar na zona.

Relacionados

XS
SM
MD
LG