Links de Acesso

As Últimas de Washington


O primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse que o G-20 concordou com novos limites dos vencimentos dos banqueiros, tendo acrescentado que os novos regulamentos destinam-se a evitar que os executivos bancários se envolvam no que chamou de comportamentos imprudentes que levaram a crise global financeira.

Num discurso proferido hoje em Londres, na cimeira do G-20, o chefe do governo britânico afirmou que a maioria das pessoas não pode aceitar que empresas recompensem fracassos ou que os seus executivos acumulem riqueza fazendo apostas falhadas com o dinheiro dos clientes.

O G-20 é formado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Turquia e União Europeia.

O presidente Barack Obama vai também participar na cimeira de Londres, tendo hoje partido para a Europa, para uma digressão que o levará a cinco países.

MADAGASCAR LAMENTA SUSPENSAO DA SADC

O primeiro-ministro de Madagáscar, Monja Roidefo, lamentou a decisão da SADC de suspender o seu país do bloco regional.

Roidefo repetiu a asserção de que a transição de poder em Madagáscar não foi o golpe de estado porque foi legitimada pelo Supremo Tribunal malgaxe.

No princípio do mês, o presidente Marc Ravalomanana resignou sob pressão e transferiu o poder para os militares que, por sua vez entregaram ao presidente da Câmara de Antananarivo, Andry Rajoelina.

Rajoelina apresentou hoje a sua nova administração de transição constituída por 40 ministros, incluindo alguns antigos aliados de Ravalomanana.

ERITREIA IGNORA RESOLUCAO DA ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que a Eritreia ignorou os pedidos da ONU para que retire as suas forcas de uma disputada área fronteiriça com o vizinho Djibuti.

Numa resolução aprovada por unanimidade no dia 14 de Janeiro, o Conselho de Segurança deu seis semanas a Eritreia para retirar as suas forças de uma área fronteiriça não marcada conhecida por Doumeira.

A resolução do Conselho de Segurança pede também aos dois países para resolverem pacificamente o problema fronteiriço.

HILLARY APOIA ESFORCOS DO AFEGANISTAO

Os Estados Unidos estão a apoiar os esforços do governo do Afeganistão para reconciliar com alguns elementos dos Taliban.

A secretaria de Estado Hillary Clinton e o presidente afegão Hamid Karzai ofereceram uma reconciliação aos membros dos Taliban que parem de lutar, renunciem o extremismo e aceitem a constituição afegã.

Hillary Clinton e Hamid Karzai participam em Haia, na Holanda, numa conferência internacional sobre o Afeganistão.

Relacionados

XS
SM
MD
LG