Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Na Guiné-Bissau, o presidente da república interino recebeu hoje os partidos políticos guineenses, com vista à marcação da data para as eleições presidenciais antecipadas.

Raimundo Pereira reuniu primeiro, em separado, com as formações políticas com assento parlamentar, tendo recebido os restantes numa só vez.

A opinião da maioria é a de que o escrutínio tenha lugar no espaço de sessenta dias, conforme previsto pela constituição guineense.

Uma possibilidade pouco provável, já que desde a morte do presidente Nino Vieira faltam apenas 28 dias para o prazo limite previsto na constituição. Para além disso, segundo a Comissão Nacional das Eleições é também preciso actualizar os dados eleitorais.

Madagáscar: Rajoelina toma posse


Em Madagáscar, Andry Rajoelina tomou hoje posse como presidente perante uma assistência de dezenas de milhar de pessoas reunidas num estádio da capital.

Contudo, reflectindo a oposição internacional ao novo governo malgaxe, nenhum representante oficial estrangeiro participou na cerimónia.

Rajoelina, que foi antigo presidente da câmara de Antananarivo tomou o poder esta semana depois de uma vaga de manifestações que obrigaram o presidente Marc Ravalomanana a demitir-se.

Namíbia: ONU alerta para cheias


Entidades oficiais das Nações Unidas disseram que várias semanas de chuvas torrenciais na Namíbia causaram inundações que já fizeram cerca de 100 mortos afectando outras 200 mil pessoas.

No inicio da semana o governo namibiano declarou o estado de emergência nas regiões nortenhas do país tendo apelado à assistência internacional.

Segundo as Nações Unidas, as inundações afectaram o sistema de fornecimento de água na região podendo causar uma epidemia de cólera.

Irão: líder supremo repudia apelo de Obama


O líder supremo iraniano repudiou os apelos do presidente americano Barack Obama para um "novo começo" das relações entre os dois países.

O aiatola Ali Kamenei afirmou que os Estados Unidos estão a usar o slogan da mudança mas que não via qualquer mudança real na política americana em relação ao Irão.

Na sexta-feira numa mensagem vídeo ao povo iraniano, Obama afirmou-se empenhado em usar a diplomacia para ultrapassar as sérias divergências que opõem os Estados Unidos ao Irão.

Afeganistão: violência faz 8 mortos


Entidades oficiais afegãs afirmaram que pelo menos oito pessoas morreram em consequência de atentados bombistas no leste do país.

Por outro lado as forças da NATO estacionadas no Afeganistão afirmaram que um dos seus soldados morreu ontem durante confrontos no sul do país.

A NATO não deu contudo mais pormenores acerca do incidente ou sobre a nacionalidade do soldado em questão.



XS
SM
MD
LG