Links de Acesso

Promessa de Um Novo Começo


O Presidente Barack Obama oferece aos líderes iranianos a promessa de um novo começo nas relações entre os dois países, e que os Iranianos têm a escolha entre a postura de ameaças e de um novo empenho construtivo.

O Presidente Obama disse que a relação entre os Estados Unidos e o Irão tem-se tornado cada vez mais tensas nas últimas três décadas, e que era tempo para encaminhá-las de novo na direcção certa.

"A minha administração está, desde já, empenhada na diplomacia como forma de resolver toda a gama de questões e situações que se levantam na nossa frente, envidando ao mesmo tempo esforços construtivos para o restabelecimento das relações entre os Estados Unidos, o Irão e a Comunidade Internacional."

Mas, adiantou o Presidente Obama, não podem ser esforços unilaterais, acentuando que os líderes iranianos têm uma escolha.

"É um processo que não irá avançar através de ameaças…pelo contrário…buscamos um empenho que seja honesto, baseado no respeito mútuo."

O Presidente americano transmitiu a sua mensagem - vídeo para o Irão por ocasião dos festejos do Ano Novo Persa, o Nowruz.

Barack Obama aludiu adiantando na sua mensagem que o ano novo vem acompanhado pela promessa de um novo dia.

"A promessa de uma nova oportunidade para os nossos filhos, da segurança para as nossas famílias, de progresso para as nossas comunidades, e da paz entre as nações. São esperanças que todos nós partilhamos…são os nossos sonhos comuns. "

As afirmações do Presidente Obama podem, talvez, parecer extraordinárias e directas, na sua expressão formal, em comparação com a postura do seu predecessor, George Bush, que rejeitara formalmente qualquer relacionamento com os líderes iranianos, referindo-se, uma vez, ao Irão como sendo o que dizia "eixo do mal".

Na sua saudação, pelo contrário, Obama põe em foco o futuro.

"Desejo que todos vós, povo e líderes do Irão, tenham em consideração o futuro que todos nos buscamos, um futuro de oportunidades de trocas mútuas entre os nossos povos, de grandes oportunidades de parcerias e intercâmbios comerciais, um futuro em que as animosidades e cisões do passado sejam ultrapassadas, em que o Irão e todos os seus vizinhos possam viver numa maior segurança e paz através do globo."

No passado, o Presidente Obama levantara a hipótese de um engajamento diplomático com o Irão. Mas a Secretaria de Estado, Hillary Clinton, referiu-se recentemente em termos enérgicos ao Irão afirmando que Teerão encoraja cisões no mundo árabe, promovendo terrorismo, tentando intimidar outras nações.

Mais tarde, porem, Clinton afirmou que a Administração Obama deseja encetar conversações com o Irão, mas apenas na certeza de que as mesmas sejam produtivas.


XS
SM
MD
LG