O presidente russo, Dmitri Medvedev, anunciou que a intenção da Rússia em se rearmar em larga escala, para fazer face ao terrorismo e aos esforços de expansão da NATO, a fronteira russa.
Medvedev falava hoje, terça-feira, em Moscovo, durante uma reunião com as chefias militares russas.
Segundo a imprensa russa, o presidente definiu 2011, como o ano em que a Rússia se irá concentrar por inteiro, na modernização das suas forças nucleares estratégicas.
Ainda segundo Medvedev, a Rússia tem recursos para reforçar a sua capacidade militar, isto apesar da crise financeira mundial.
Recorde-se que Moscovo não encarou com bons olhos, os esforços da administração do presidente George Bush em angariar novos membros, nomeadamente a Ucrânia e a Geórgia, aposta que considerou de uma ameaça à sua segurança nacional.
A Rússia interpreta também o plano de defesa anti-mísseis dos Estados Unidos, a ser instalado na Polónia e a Republica Checa, como uma ameaça à sua segurança.
As afirmações do presidente Demitri Medvedev acontecem precisamente numa altura em que se assiste a uma melhoria das relações entre Moscovo e Washington