Links de Acesso

Obama Quer Negociar com Moderados no Afeganistão


O presidente dos EUA, Barack Obama, admitiu que a campanha militar no Afeganistão não está a ser bem sucedida e manifestou esperança na identificação de grupos talibã moderados para com eles iniciar negociações.

As declarações de Barack Obama foram recebidas com satisfação em Cabul, onde o presidente Hamid Karzai disse ser "essa é a posição do Governo afegão desde há muito tempo".

Karzai notou que só está disposto a negociar com talibãs que não integram as fileiras da al Qaeda ou de terroristas.

A guerra no Afeganistão é uma das questões prioritárias do novo presidente americano que, entre as suas primeiras medidas, decidiu reforçar em 17 mil militares o contingente norte-americano no país.

O presidente americano disse ao jornal " The New York Times" que os EUA terão que "modificar a sua política para que os objectivos militares, diplomáticos e de desenvolvimento estejam alinhados para garantir que a al Qaeda e os extremistas que nos possam fazer mal não encontrem facilidades que lhes permitam operar".

Obama refere que poderá ser seguida uma estratégia já defendida pelo General Petraeus, com recurso à experiência no Iraque. "Penso que ele defenderá que parte do sucesso no Iraque deve-se ao envolvimento de pessoas que consideraríamos fundamentalistas islâmicos, mas que estiveram dispostos a actuar connosco", acrescentou o presidente Obama.

O presidente dos EUA sustenta que, no Iraque, as forças da coligação conseguiram a colaboração pontual de rebeldes sunitas alienados pelas tácticas da organização terrorista al Qaeda.

XS
SM
MD
LG