Links de Acesso

As Últimas de Washington


Reforçar o relacionamento bilateral

A secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos e a China estão a trabalhar no sentido de reforçar o relacionamento bilateral centrando-se em áreas de cooperação e não de confrontação.

Após um encontro com o ministro dos Negócios estrangeiros chinês, Clinton deixou claro que a nova administração Obama procura criar boas relações com a China.

Hillary Clinton definiu áreas em que Washington pretende trabalhar com a China, incluindo o combate a crise económica global e mitigar as alterações climáticas.

Nancy Pelosi em Cabul

O presidente afegão, Hamid Karzai recebeu a speaker da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, para debate da nova estratégia dos Estados Unidos para confrontar a rebelião liderada pelos Talibã no Afeganistão.

Uma declaração do gabinete de Karzai refere que o diálogo abordou a segurança e o desenvolvimento económico.

A mesma declaração referiu que Nancy Pelosi manifestou agrado com o progresso da democracia no Afeganistão.

Reduzir os impostos

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que a partir deste sábado as entidades empregadoras do país vão iniciar a redução dos impostos a 95 por cento para as famílias, ao abrigo do plano de estimulo assinado no inicio da semana.

Obama acentuou que o Departamento do Tesouro instruiu as entidades empregadoras a reduzir o montante de impostos retirados dos pagamentos e que a partir do dia um de Abril uma família vai passar a receber um montante mensal de 65 dólares.

Na mensagem semanal o presidente Obama sublinhou que a redução de imposto abrange um maior número de americanos mais rapidamente do que tem sido feito anteriormente.

Estados Unidos e Síria

Os Estados Unidos e a Síria assumiram um passo no sentido de melhorar o relacionamento.

O senador norte-americano John Kerry avistou-se com o presidente sírio Bashar al-Assad, numa altura em que Washington e Damasco procuram encontrar forma de melhorar o relacionamento frio actualmente existente.

O senador Kerry deslocou-se a Síria após dois outros senadores que viajam pela região terem mantido igualmente contactos com al-Assad.

Entidades oficiais americanas solicitaram um encontro com o embaixador sírio junto dos Estados Unidos para manifestar preocupação relativamente a um eventual programa nuclear sírio e o seu alegado apoio a grupos terroristas.

Santuário para os Taliban?

Autoridades governamentais paquistanesas revelaram ter obtido um acordo permanente de cessar-fogo com militantes dos Talibã no vale de Swat.

O comissário da região que inclui Swat anunciou com o responsável do grupo de linha dura dos Talibã, Maulana Fazlullah a fazer um anúncio via rádio nas próximas horas.

Os Estados Unidos e a NATO manifestaram, a semana passada, preocupação que um tal acordo fosse alcançado por poder criar um santuário para os extremistas.

Eduardo dos Santos na Alemanha

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, realiza uma visita de Estado à Alemanha na próxima semana, durante a qual terá um encontro com a chanceler Angela Merkel.

O encontro entre os dois líderes irá ter lugar sexta-feira, dia 27 de Fevereiro.

Entre os temas as discutir estão as relações bilaterais, questões de âmbito regional em África e relações económicas entre a Alemanha e Angola.

A visita do chefe de Estado angolano à Alemanha deve anteceder a que está programada para Portugal, onde, segundo fontes diplomáticas angolanas, José Eduardo dos Santos deverá estar em meados de Março.

A primeira visita de Estado do Presidente da República de Angola a Portugal, insere-se num quadro actual das relações entre os dois países, que devem ficar ainda mais consolidadas com esta deslocação.

Madagáscar

Em Madagáscar o líder da oposição e o presidente encontraram-se pela primeira desde o início da crise política no país.

Fontes próximas das conversações revelaram que as duas individualidades estiveram frente a frente durante um curto espaço de tempo, num edifício utilizado por dirigentes religiosos.

Não se conhece detalhes do que terá sido discutido, com a oposição tendo programado para ainda hoje um comício na capital.

Sri Lanka e os Tigre Tamil

No Sri Lanka fontes militares referem terem abatido, na sexta-feira, dois aparelhos dos Tigre Tamil que efectuavam uma incursão contra a capital.

As mesmas fontes precisam terem abatido com fogo de unidades antiaéreas, após terem detectado o voo sobre a capital. Um dos aparelhos embateu contra um edifício governamental, matando pelo menos duas pessoas e provocando ferimentos em 48 outras.

Entidades do Sri Lanka adiantam que o outro aparelho rebelde despenhou-se nas proximidades do aeroporto internacional localizado a norte de Colombo, tendo o piloto sido morto.

Austrália mais restos mortais

Na Austrália, equipas de especialistas encontraram mais restos mortais durante uma segunda busca a zonas devastadas por fogos florestais.

O médico legista dos estados sul de Vitória indicou não se saber se as novas descobertas vão aumentar o número oficial de vítimas.

No entanto a descoberta levou as autoridades australianas a ordenar uma segunda busca noutras áreas assoladas pelos incêndios que tiveram inicio a sete de Fevereiro.

Comboio colide com autocarro

Na Eslováquia, um comboio embateu contra um autocarro causando a morte a pelo menos 11 pessoas e ferimentos em cerca de uma vintena de outros.

As autoridades referem que a colisão registou-se cerca das nove da manha locais, nas proximidades da cidade de Brezno, com o autocarro a transportar 35 pessoas.

O comboio descarrilou em resultado do embate, mas os passageiros escaparam com ferimentos menores.

Relacionados

XS
SM
MD
LG