Links de Acesso

Ultrapassar a actual recessão


Menos de um mês depois da sua tomada de posse, o presidente americano Barack Obama rubricou o plano de relançamento da economia americana para tentar ultrapassar a actual recessão.

" Estou ciente de que o dia de hoje não assinala o fim dos nossos problemas económicos nem constitui tudo quanto vamos fazer para recuperar a nossa economia. Contudo o dia de hoje assinala o princípio do fim desses problemas".

Obama rubricou o pacote económico durante uma cerimónia na cidade de Denver no estado do Clorado. Foi naquela cidade que se realizou a convenção do partido democrático na qual Obama foi nomeado para candidato à presidência.

A maior parte dos eleitores do Colorado apoiaram Obama nas presidenciais de Novembro pondo termo a uma série de vitórias dos republicanos nas eleições anteriores. O Colorado tem igualmente uma tradição de apoio a empresas que produzem energias menos poluentes.

Antes de Obama ratificar a nova legislação, Blake Jones o presidente duma empresa fabricante de painéis solares salientou que o plano económico vai ajudar a sua companhia e muitos outras.

" A nossa associação comercial estima que esta lei de estímulo económico vai fazer com que as companhias de painéis solares criem este ano 69 mil empregos e dupliquem esse número nos próximos 2 anos."

" O que torna este plano de relançamento tão importante não é apenas o facto de criar ou salvar 3 milhões de empregos nos próximos 2 anos incluindo 60 mil aqui no Colorado, mas também o facto de estarmos a pôr os americanos a trabalharem, a fazerem o trabalho de que a América necessita."

O plano de relançamento da economia americana foi aprovado pela maioria democrática que actualmente controla as duas câmaras do Congresso. Contudo os legisladores republicanos opuseram-se ao plano dizendo que o mesmo é muito dispendioso e que não dará os resultados pretendidos.

XS
SM
MD
LG