Links de Acesso

A Caminhada de Morgan Tsvangirai


Morgan Tsvangirai nasceu em 1952,em Guru, um distrito a sudeste de Harare, na que se chamava então a Rodésia. Filho mais velho de um assentador de tijolos, Morgan Tsvangirai viu-se forçado a abandonar a escola muito cedo para ajudar a família de 9 filhos.

Em 1974,Tsvangirai começou a trabalhar numa mina de níquel a nordeste do Zimbabwe, sendo promovido, nos dez anos seguintes, a supervisor dos trabalhadores daquela industria mineira, quando em 1989 foi eleito Secretário-geral do Congresso dos Sindicatos do Zimbabwe.

De 1997 -1998,Tsvangirai lidera a séries de greves contra a subida dos impostos, greves essas que resultaram na cisão da confederação trabalhadora de Tsvangirai do Partido ZANU-FP, de Mugabe, para a formação eventual do Movimento para a Mudança Democrática, ainda sob a liderança de Morgan Tsvangirai.

O Movimento para a Mudança Democrática ganhou cerca da metade dos assentos parlamentares no ano seguinte, apesar da campanha da violência em que morreram mais de 30 dos seus apoiantes.

Tsvangirai iria em seguida desafiar Mugabe nas presidenciais de 2002,que foram igualmente assinaladas por actos de violência generalizada e fraudes eleitorais, e a uma perda da eleição por cerca de 400 mil votos.

Entretanto, o Movimento para a Mudança Democrática dividia-se sobre a questão do boicote das eleições de 2005, sendo a facção separatista chefiada por Artur Mutambara que assumiu o posto de Vice Primeiro-ministro na cerimónia da quarta-feira, hoje, tendo a cisão sido o factor principal que contribuiu para a vitória esmagadora do ZANU-FP.

Em 2008 e pela primeira vez desde a independência a ZANU-PF de Robert Mugabe perdeu a maioria no parlamento. Tsvangirai venceu a primeira volta das eleições com pouco maisde 47% dos votos. Uma campanha de violência contra os apoiantes do MDC levou Tsvangirai a edesistir da segunda volta ganha sem oposição por Mugabe.

O líder veterano oposicionista, disse ter sobrevivido a várias tentativas de assassinato, uma das quais em 1997, que disse ter sido uma tentativa para o atirar da janela do seu escritório, no décimo andar tentativa frustrada pelos esforços do seu secretário. Tsvangirai foi acusado igualmente de traição em três ocasiões, acusações mais tarde revogadas
XS
SM
MD
LG