Links de Acesso

Sri Lanka: Bombista Suicida Mata e Fere Dezenas de Pessoas


Pelo menos 28 pessoas morreram num atentado bombista suicida no Sri Lanka onde forças governamentais parecem estar à beira de uma vitória contra os rebeldes Tigres Tamil. Dezenas de outras pessoas ficaram feridas.

Fontes militares do Sri Lanka afirmaram que uma bombista suicida da organização Tigre Tamil fez explodir a bomba que levava consigo no meio de um grupo de civis que tentava escapar aos combates. O porta-voz do exército do Sri Lanka o brigadeiro Udaya Nanayakara afirmou que não havia dúvidas sobre a identidade da bombista.

"Um grande número de civis estava procurando protecção do exército e estávamos a revistar essas pessoas. Quando chegou a vez daquela bombista dos Tigre Tamil ela fez deflagrar o engenho" disse aquele oficial.

A mesma fonte acrescentou que a explosão matou e feriu sobretudo mulheres e crianças num campo de refugiados no norte do Sri Lanka. Tratava-se de refugiados essencialmente da etnia tamil que tentavam escapar aos intensos confrontos entre as forças governamentais e os rebeldes.

Este ataque verificou-se depois das autoridades militares terem anunciado que mais de 14 mil civis tinham fugido para zonas protegidas pelo governo no norte do país. Agências de auxílio das Nações Unidas afirmam que cerca de 250 mil civis encontram-se no meio de fogo cruzado sobretudo nas zonas ainda controladas pelos rebeldes. Os rebeldes têm vindo a lutar nos últimos 25 anos pela criação de um estado separado para a minoria tamil do Sri Lanka. No entanto a sua rebelião parece estar a aproximar-se do termo depois das forças governamentais terem conseguido ultimamente apoderar-se dos últimos bastiões dos Tigre tamil.

XS
SM
MD
LG