Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


A polícia australiana disse que ascende a 93 o número de mortos em incêndios no sudeste do país.

A polícia disse que as vítimas morreram em incêndios que têm estado a registar-se no mato e florestas do estado de Vitória. As autoridades avisaram que o número de mortos poderá aumentar à medida que equipas de salvamento fazem buscas nas zonas afectadas

Entidades oficiais disseram que algumas das vítimas morreram nos seus automóveis quando tentavam fugir dos incêndios.

As autoridades disseram que pelo menos 18 pessoas ficaram feridas em cerca de 400 fogos em redor da cidade de Melbourne. Mais de 700 casas foram destruídas e cerca de 3.000 Quilómetros Quadrados estão afectados pelos fogos.

O primeiro-ministro australiano Kevin Rudd disse que vai enviar tropas para ajudarem os bombeiros voluntários envolvidos no combate às chamas.

O primeiro-ministro do estado de Vitória, John Brumby, disse que os incêndios são os piores de sempre na região e disse que em alguns casos há suspeita de fogo posto.

O sudeste da Austrália é uma das zonas do mundo mais afectadas por incêndios e este ano as condições do verão quente foram exacerbadas por uma seca.

No Sábado a temperatura atingiu os 46 graus centígrados o que combinado com ventos criou condições perfeitas para os incêndios.

Líder da Oposição Malgaxe Promete Mais Manifestações

Um dia depois das forças de segurança malgaxes terem morto pelo menos 28 pessoas o líder da oposição prometeu continuar manifestações contra o governo.

A polícia disse que mais de 200 pessoas foram feridas no Sábado quando a polícia de choque abriu fogo sobre milhares de manifestantes que tentavam avançar em direcção ao palácio presidencial na capital Antananarivo.

Em declarações Domingo o líder da oposição Andry Rajoelina condenou o presidene Marc Ravolomanana e prometeu continuar a lutar até à "vitória".

Rajoelina autoproclamou-se o novo líder do país e no Sábado anunciou a formação de uma "autoridade de transição".

O Presidente Ravolomanana acusou a oposição de responsabilidade pelas mortes de Sábado e apelou ao regresso da calma e ordem

Guiné Conackry: Ministro das Finanças Suspenso

Os dirigentes militares da Guiné Conackry suspenderam o ministro das finanças do país, o Capitão Mamadou Sande.

Não foram dadas razões para a demissão.

Oficiais do exército assumiram o poder no passado dia 23 de Dezembro após a morte do presidente Lansana Conte.

A suspensão de Sande segue-se à prisão no mês passado de três oficiais da junta militar que foram acusados de conspirar para destabilizar a nova administração.

A junta anunciou na Sexta-feira que vai realizar eleições antes do fim do ano.

Tanto a União Africana como a Comunidade de Desenvolvimento da África Ocidental, CEDAO, suspenderam a Guiné Conackry devido ao golpe de estado.

Piratas Somalis Libertam Navio Chinês

A China disse que piratas somalis libertaram um barco de pesca capturado o ano passado, acrescentando que todos os 24 membros da tripulação estão de boa saúde.

Numa declaração o ministério dos negócios estrangeiros chinês disse que os piratas libertaram o barco Tianyu no Domingo. O ministério disse que navios de guerra chineses que patrulham o Golfo de Aden vão escoltar o barco para águas seguras.

O Tianyu foi capturado em meados de Novembro ao largo da costa do Quénia. Desconhece-se se foi pago um resgate pela libertação do navio.

A China é um dos países que enviou navios de guerra para o largo da Somália para combater a pirataria.

O ano passado piratas capturaram mais de 40 navios. Este ano só foram desviados até agora três navios.

Presidente Afegão Apela aos Taliban para Regressarem

O presidente do Afeganistão Hamid Karzai apelou aos Taliban não ligados à Al-Qaida ou outras organizações terroristas para regressarem ao Afeganistão.

Numa conferência sobre segurança a decorrer em Munique, na Alemanha, Karzai apelou à comunidade internacional para apoiar os seus esforços de "reconciliação".

O recém-nomeado enviado especial dos Estados Unidos para o Paquistão e Afeganistão disse à conferência que a situação no Afeganistão constitui um dos maiores desafios com que já se deparou.

Richard Holbrooke disse que fazer face à rebelião e trazer a estabilidade ao Afeganistão será muito mais difícil que no Iraque.

Americanos Mortos no Afeganistão

A polícia afegã disse que quatro pessoas, incluindo dois americanos, morreram na explosão de uma bomba colocada à beira da estrada na província de Hellmand no Sul do país.

Os Taliban reivindicaram o ataque e disseram que dois soldados americanos tinham sido mortos.

As autoridades militares americanas ainda não confirmaram o incidente.

Irão: Reformista Candidata-se à Presidência

O antigo presidente iraniano de carácter reformista Mohammad Khatami disse que se vai candidatar às eleições presidenciais de Junho.

Khatami foi presidente de 1997 a 2005 quando o actual presidente Mahmoud Ahmadinejad foi eleito.

Reformistas iranianos tem estado a apelar a Khatami para se candidatar considerando que ele tem possibilidade de derrotar Ahmadinejad.

O actual presidente ainda não anunciou se se vai recandidatar.

Brasil: 24 Mortos em Desastre de Aviação

As autoridades brasileiras recuperaram os corpos de 24 pessoas que se encontravam a bordo de um pequeno avião que se despenhou na floresta da Amazónia.

Mergulhadores recuperaram os corpos no rio Manacapuru onde um avião bimotor se despenhou no Sábado. Quatro pessoas sobreviveram.

Equador Expulsa Diplomata Americano

O presidente do Equador Rafael Correa ordenou a expulsão de um funcionário da embaixada americana acusando-o de tratar o Ecuador como uma colónia dos Estados Unidos.

Falando Sábado no seu discurso semanal pela televisão e rádio, Correa disse que o diplomata americano tinha tentado usar ajuda económica para influenciar a liderança de uma unidade da polícia equatoriana.

O presidente deu ordens ao seu ministro dos negócios estrangeiros para ordenar a expulsão de Armando Astorga no prazo de 48 horas.

Uma porta-voz da embaixada americana disse que Astorga deixou o país no mês passado como parte de uma rotação regular do pessoal.

XS
SM
MD
LG