Links de Acesso

Presidente Chinês Vai a África e Arábia Saudita


A China continua a intensificar os seus esforços tendentes a consolidar os seus laços com o Continente Africano, anunciando que o presidente vai realizar a sua primeira visita a 4 nações africanas, e à Arábia Saudita, em 2009.

Nos últimos anos, a China tem intensificado os seus esforços no desenvolvimento de um relacionamento mais forte com os que Pequim chama de amigos tradicionais, as nações africanas.

Na terça-feira, hoje, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Pequim, Jiang Yu, disse aos jornalistas que o Presidente Hu Jintao se desloca em visita à região africana na próxima semana, fazendo escalas no Mali, Maurícias, Senegal, Tanzania, e Arábia Saudita, no Médio Oriente.

A porta-voz disse que a viagem do Presidente Hu destina-se a "uma consolidação e fortalecimento dos laços de amizade entre a China e aqueles cinco países" acrescentando que as visitas têm por objectivo, "transformar em realidade os êxitos chineses no Forum de Cooperação Sino-Africana, de Pequim".

Em 2006 a Cimeira de Pequim reuniu líderes chineses e de 48 países africanos, resultando na declaração final que apelava ao estabelecimento na chamada nova parceria estratégica entre a China e a África. Na reunião de Pequim foi aprovado também um plano de acção apelando a mais trocas de cooperação entre o Continente Africano e a China.

A viagem do presidente chinês vem no rescaldo das visitas ao Continente do Ministro dos Negocios Estrangeiros da China,Yang Jiechi,ao Malawi,Rwanda,Africa do Sul e ao Uganda,em Janeiro passado.

As trocas comerciais entre a China e a Africa atingiram um total de mais de 73 mil milhões de dólares,em 2007,segundo as estatísticas oficiais chinesas.A Administracao Geral de Alfandegas da China disse esperar que o volume das transaccoes comerciais entre os dois lados ultrapasse a casa dos 100 mil milhões de dolares,em 2008.

Fontes oficiais chinesas afirmam que o volume comercial entre a China e a Arabia Saudita atingiu o montante de 25 mil milhões de dólares em 2007,sendo a Arabia Saudita um dos fornecedores principais de petróleo a China naquele ano fiscal,tendo Angola ocupado o primeiro lugar no abastecimento petrolifero a Pequim,em 2006.

Relacionados

XS
SM
MD
LG