Links de Acesso

As Últimas de Washington


O governo sudanês acusou o Chade de enviar tropas para Darfur para ajudar os rebeldes que operam na região.

O ministro da Informação, Kamal Obeid, emitiu uma declaração afirmando que tropas chadianas levaram mantimentos para os rebeldes do Movimento para a Justiça e Igualdade numa zona do Norte do território, perto da capital de Darfur El Fasher.

Obeid acusou também o Chade de fornecer protecção aos rebeldes.

A agência de notícias Reuters citou uma declaração do governo chadiano, negando a acusação.

O Chade e o Sudão romperam relações diplomáticas o ano passado, acusando-se mutuamente de apoiarem rebeldes que operam em ambos os países.

Os dois países restabeleceram essas relações em Novembros, mas as tensões permanecem altas.

Congo: Reintegração de rebeldes

Na República Democrática do Congo foram integrados mais de seis mil rebeldes no exército como parte de um esforço para terminar o conflito no leste do país.

O ministro congolês da Defesa, Charles Mwando, presidiu hoje a cerimónia num quartel na cidade de Rumango, na província do Kivu do Norte.

Na cerimónia, o antigo comandante rebelde Bosco Ntaganda foi nomeado segundo comandante das brigadas militares conjuntas. Um grupo de mediação internacional chefiado pelo antigo presidente nigeriano Olusegun Obasanjo abandonou a cerimónia em sinal de protesto.

Ntaganda e procurado pelo Tribunal Penal Internacional sob a acusação de ter usado soldados-criança durante as hostilidades na província congolesa de Ituri em 2002 e 2003.

Piratas Somalis Desviam Petroleiro

Piratas somalis desviaram um petroleiro alemão com o seus 13 tripulantes e um carregamento de gaz liquefeito.

A companhia proprietária da embarcação disse que sete piratas entraram hoje no navio, que desviaram hoje no Golfo de Aden. A embarcação M Lonchampo encontra-se agora a caminho da Somália.

Ainda de acordo com o armador do navio, os piratas permitiram um curto dialogo com o comandante do petroleiro que disse que todos os membros da tripulação, constituída por 12 filipinos e um indonésio, estavam bem.

Esta e a terceira embarcação desviada este ano, pelos piratas ao largo da Somália.

No ano passado, mais de 40 navios foram desviados pelos piratas, situação que levou vários países a despacharem para o Golfo de Aden, navios de guerra com a missão de protegerem a navegabilidade marítima na região.

Greve Geral Madagáscar

Testemunhas na capital malgaxe afirmam que estiveram encerrados, na quinta-feira, os estabelecimentos locais de negócios, enquanto os residentes obedeceram os apelos das autoridades para permanecerem em casa.

As ruas de Antananarivo estão virtualmente desertas, a pedido do líder da oposição, Andry Rajoelina, que acusa o Presidente Marc Ravaloa-manana de crescente autoritarismo.

O líder oposicionista que é, ao mesmo tempo, presidente da Câmara Municipal da capital, apelou a manifestações de protestos a ter lugar no sábado, após ter chefiado ele próprio uma manifestação em Antananarivo, na quarta-feira.

Fontes policiais adiantam que as manifestações anti-governamentais, que se tornaram violentas, provocaram a morte de, pelo menos, 44 pessoas.

Entretanto, em Washington, o porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, apelou aos líderes partidários e ao povo malgaxe para exercerem moderação e evitarem mais actos de violência.

Nigéria Cancela Contrato Petrolífero

O governo nigeriano cancelou os direitos de exploração de petróleo a um consórcio da Coreia do Sul, alegando que aquele grupo não efectuou os seus pagamentos.

Aquele conglomerado sul-coreano tinha uma participação de 60 por cento em duas explorações petrolíferas "off-shore" com capacidade estimada para, pelo menos, mil milhões de dólares de petróleo.

Aquele consórcio liderado pela empresa estatal da Coreia do Sul diz ter cumprido as suas obrigações disse ter concordado pagar 92 milhões de dólares em "cash" e investir na infra-estrutura nigeriana, incluindo a construção de centrais eléctricas e oleodutos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG