O presidente Barack Obama reuniu-se ontem com o topo da hierarquia militar para debater as estratégias para as guerras no Iraque e no Afeganistão.
Na sua primeira visita ao Pentágono desde que assumiu a presidência, Obama vaia manter conversações com os comandantes militares dos quatro ramos das forças armadas e com o Secretário da Defesa, Robert Gates.
Obama quer que as tropas retirem do Iraque no prazo de 16 meses, apoiando um plano para o reforço da presença militar americana no Afeganistão.
Mitchell em Israel e na Palestina
O enviado especial Americano para o Médio Oriente, George Mitchell, afirma que é extremamente importante prolongar e consolidar o cessar-fogo no conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.
Mitchell disse, hoje, no Cairo, que a sua visita ao Médio Oriente é um sinal claro de que a nova administração Obama está empenhada em conseguir a paz e a estabilidade naquela região do Mundo.
O enviado especial americano irá visitar hoje Israel para ouvir a perspectiva da liderança sobre as formas de fazer reviver o processo de paz. Mitchell segue depois para a Margem Ocidental para conversações com o presidente Mahmoud Abbas, na quinta-feira.
Aviação Israelita Bombardeia Gaza
Aviões de Guerra israelitas bombardearam túneis utilizados para contrabando, fazendo ligação entre a Faixa de Gaza e o Egipto, na sequência de um reacender dos combates entre Israel e militantes do Hamas.
Israel diz ter atingido, hoje, túneis em resposta ao ataque bombista registado ontem e que resultou na morte de um soldado israelita próximo da fronteira entre Gaza e Israel. Em resultado dos ataques aéreos, palestinianos no Sul de Gaza fugiram de suas casas.
Militantes palestinianos também lançaram um rocket contra o Sul de Israel, sem causar vítimas.
Cólera no Zimbabwe: Três Mil Mortos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o número de mortes causado pela epidemia de cólera no Zimbabué atingiu os três mil.
A OMS publicou os números, na quarta-feira, que mostram a ocorrência de mais 57 mortos desde terça-feira. Um total de 57 mil zimbabueanos foram infectados desde que o surto se iniciou em Agosto passado.
A cólera e uma doença tradicionalmente fácil de controlar mas, no principio do mês, um grupo internacional de médicos disse que a epidemia tinha sido exacerbada pelo total colapso do sistema de saúde do Zimbabué e pela fraca manutenção dos seus sistemas esgotos e de distribuição de água.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha disse, na semana passada, que a epidemia de cólera no Zimbabué está a aproximar-se do que designou por um cenário de pesadelo.
França Retira Tropas de África
A França anunciou que vai retirar cerca de duas mil tropas da Costa do Marfim e do Chade, mandando regressar às suas bases dois navios de guerra que integravam uma força da ONU estacionada no Mediterrâneo.
O primeiro-ministro François Fillon anuncuiou ontem estas medidas numa comunicação feita perante o Parlamento, pouco antes de uma votação sobre a prorrogação de várias missões militares da França na África e no Sul da Ásia.
A França tem cerca de 13 mil tropas estacionadas no estrangeiro. O contingente francês de dois mil e 600 homens no Afeganistão não será afectado pela decisão.
Novas Manifestações em Madagáscar
Em Madagáscar, milhares de apoiantes da oposição manifestaram-se pacificamente pelas ruas da capital, dois dias depois de violentas manifestações contra o governo, que resultaram na morte de, pelo menos, 43 pessoas.
O líder da oposição e presidente da Câmara de Antanarivo, Andry Rajoelina, apelou para que as escolas e o comércio permanecessem fechados, esta quinta-feira, em sinal de protesto contra o governo, acusado pelo governo de autoritarismo.
Violento Incêndio em Nairobi
Na capital do Quénia, as autoridades estão a investigar um violento incêndio que feriu várias pessoas e obrigou milhares de trabalhadores a evacuarem os seus escritórios.
O incêndio irrompeu na região comercial de Nairobi, por volta do meio-dia de quarta-feira, e em escassas horas destruiu um supermercado e danificou os edifícios adjacentes.
Os bombeiros conseguiram controlar o fogo várias horas mais tarde com a ajuda da polícia, de unidades do exército e de um destacamento de bombeiros do aeroporto.
A causa do incêndio é desconhecida, embora várias testemunhas tenham dito aos media quenianos terem escutado explosões pouco antes e durante o incêndio.
Somália: Renovado Mandato Governamental
Os parlamentares Somalis votaram a favor da extensão do mandato do governo de transição do país por mais dois anos, até Agosto de 2011.
Também hoje, os parlamentares deram formalmente posse ao novos membros daquele órgão, todos eles muçulmanos moderados, depois de terem votado, na segunda-feira, a favor da duplicação do número de deputados, pondo em prática o que ficou especificado no acordo de paz que foi mediado pela ONU. O referido acordo foi assinado, em Outubro do ano passado, entre o governo e a Aliança Islâmica para a Re-Libertação da Somália.
Os deputados estão reunidos no vizinho Djibouti esta semana devido á situação de insegurança que se vive na Somália, onde a sede do parlamento, Baidoa, foi tomada por rebeldes extremistas islâmicos.