Links de Acesso

ULTIMAS  DE WASHINGTON


O presidente americano Barack Obama afirmou que o seu plano de estímulo económico alargado não vai ser um poço sem fundo e que investirá sim em programas capazes de reconstruírem a América. Durante a sua primeira alocução semanal através da rádio, o novo presidente americano afirmou que compreendia o cepticismo de alguns a respeito daquele plano envolvendo um montante de 825 mil milhões de dólares. Contudo Obama salientou que, se nada for feito, a taxa de desemprego poderia ultrapassar os 10%. O presidente americano disse ainda que membros dos dois partidos no Congresso continuavam a acertar os pormenores do plano que, acrescentou deverá ser aprovado no prazo de um mês. Segundo Obama o plano evitará a perda ou criará entre 3 a 4 milhões de empregos e dará ênfase às prioridades nacionais tais como a criação de fontes de energia alternativas não-poluentes, a reforma dos sectores da saúde e da educação e a reconstrução das infra-estruturas.

Paquistão: mísseis americanos matam 21

No Paquistão morreram pelo menos 21 pessoas no ataque de mísseis americanos contra as regiões tribais junto à fronteira com o Afeganistão. Entidades oficiais paquistanesas afirmaram que 3 mísseis atingiram uma casa numa aldeia da província do Waziristão do Norte. As mesmas fontes acrescentaram que 5 das vítimas eram militantes islâmicos estrangeiros. Aquela região é considerada um santuário dos combatentes da al kaida e dos talibãs. Poucas horas depois um outro míssil americano atingiu o vizinho Waziristão do Sul. Desde meados do ano passado que já se registaram cerca de 30 ataques semelhantes levados a cabo por aviões não-tripulados apesar as objecções do governo paquistanês.

Afeganistão: forças da coligação matam 15 talibãs

No Afeganistão, as forças lideradas pelos Estados Unidos afirmaram que mataram 15 militantes talibãs durante uma operação nocturna no leste do país. No entanto entidades oficiais locais disseram que as vítimas eram civis. As forças da coligação acrescentaram que as suas tropas estavam a perseguir militantes talibãs na província de Laghman quando foram atacadas. As tropas da coligação ripostaram abatendo os 15 militantes incluindo uma mulher que carregava um rocket.

Somália: explosão de carro armadilhado faz 3 vítimas

Na Somália, a explosão de um carro armadilhado tendo por alvo forças de manutenção da paz da União Africana, fez pelo menos 3 mortos em Mogadíscio. O incidente verificou-se hoje junto ao quartel-general da União Africana na capital somali. A polícia ainda abriu fogo quando viu o veículo aproximar-se mas já não conseguiu evitar a explosão. De salientar que militantes islâmicos de apoderaram nos últimos meses de praticamente da totalidade das regiões centro e sul da Somália à excepção da capital e da cidade de Baidoa onde se encontra o parlamento nacional.

Piratas somalis libertam navio

Entidades oficiais quenianas afirmaram que piratas somalis libertaram um navio e a sua tripulação depois de os terem retido durante cerca de 2 meses. O navio cisterna e a sua tripulação, composta por 25 indianos e 3 cidadãos do Bangladesh, tinha sido desviado no dia 28 de Novembro. Desconhece-se para já se foi pago um resgate. O navio batia pavilhão liberiano.

Nigéria: 2 barcos atacados no delta do Níger

Na Nigéria, grupos armados atacaram duas embarcações na sexta-feira na região do Delta do Níger. Pelo menos 10 atacantes deslocando-se em vedetas rápidas atacaram um navio da empresa Exxon Mobil perto de Bonny no estado de Rivers. Ninguém ficou ferido no incidente mas foram roubados alguns objectos. Posteriormente na mesma região um outro barco foi assaltado por elementos deslocando-se em 3 vedetas. Actos do género são moeda comum no Delta do Níger onde grupos militantes exigem que o governo use localmente uma maior fatia dos lucros derivados da venda de petróleo.

Presidente nigeriano cessa funções por 2 semanas

O governo nigeriano anunciou que o presidente Umaru YarAdua vai cessar as suas actividades durante duas semanas já a partir de segunda-feira. A mesma fonte acrescentou que, durante esse período, todos os assuntos de estado serão geridos pelo vice-presidente. Não foram dados mais pormenores, mas sabe-se que o presidente nigeriano de 57 anos de idade tem problemas de saúde tendo-se deslocado ao estrangeiro no passado para receber tratamento médico.

Irão tem dificuldade em obter urânio

O jornal britânico "The Times of London" afirma na sua última edição que os países ocidentais presumem que o Irão esteja a ficar sem as matérias-primas necessárias para o seu programa nuclear. Segundo a mesma fonte o Irão poderia ficar sem essas matérias-primas já nos próximos meses. O jornal acrescenta que o governo britânico deu ordens aos seus embaixadores nos 3 principais países produtores de urânio, Brasil, Cazaquistão e Uzbequistão, para que convencessem aqueles países a não venderem o minério ao Irão. Aquele jornal diz ainda que os Estados Unidos, a França e a Alemanha estão igualmente a pressionar nesse sentido os produtores de urânio. Os países ocidentais suspeitam que Teerão esteja a tentar munir-se de armas nucleares. Contudo o governo iraniano afirma que o seu programa se destina apenas a fins pacíficos tais como a produção de energia eléctrica. As Nações Unidas têm vindo entretanto a aplicar sanções ao Irão depois daquele país se ter recusado a pôr termo ao seu programa de enriquecimento de urânio.

Relacionados

XS
SM
MD
LG