Links de Acesso

Obama Ordena Encerramento de Guantanamo



O presidente Barack Obama assinou hoje uma ordem executiva para encerrar no prazo de um ano a prisão militar de Guantanamo, na ilha de Cuba.

A ordem executiva solicita a transferência ou libertacao dos 250 detidos, assim como uma revisão de todos os detidos para determinar a forma de actuar judicialmente contra aqueles que terão cometido crimes.

O presidente Obama ordenou também uma revisão dos julgamentos militares de terroristas suspeitos e o fim do uso de técnicas duras de interrogatório por agentes americanos. A ordem vai obrigar todas as agencias federais a seguirem as orientacoes do exercito americano que proíbem tais tácticas controversas, incluindo a simulacao de afogamento.

Ladeado por oficiais generais na reserva, o presidente Obama afirmou que as medidas vão ao encontro de promessas feitas durante a campanha e a compreensão que vem desde os fundadores do pais, de que a nacao esta empenhada em observar os padrões de conduta

Horas depois de Barack Obama ter tomado posse como presidente, ele e o secretario da Defesa, Robert Gates, anunciaram que ia ser elaborada uma mocao suspendendo os julgamentos em Guantanamo durante 120 dias .

XS
SM
MD
LG