Links de Acesso

Etiópia Completa Retirada da Somália


As tropas etíopes que apoiavamm o governo frágil da Somália completaram a sua retirada da capital somali, Mogadiscio.

O Vice-governador da Região de Banadir da Somália, que circunscreve a zona de Mogadiscio, disse que as forcas etíopes abandonaram a última das suas bases durante a noite, tendo os residentes confirmado terem visto a última coluna das tropas etíopes e os seus veículos a abandonarem a cidade no princípio da manha de hoje, Quinta-feira.

A retirada dos contingentes etíopes faz parte do plano geral da retirada total da Etiópia do território somali que começou na Segunda-feira. O Primeiro Ministro etíope, Meles Zenawi, declarou quinta-feira, que as suas forças iriam ser aquarteladas na fronteira com a Somália.

Alguns somalis esperam que a medida ira contribuir para uma maior coesão e eficiência do governo em Mogadishu, alguns outros afirmam recear que o vácuo no poder possa provocar a intensificação da luta entre os vários grupos insurrectos que se opuseram as forcas etíopes.

Pelo menos sete pessoas morreram segunda-feira, na região do Baixo Shabelle em luta travada entre a milícia local e al-Shabab, o grupo insurrecto mais destacado da zona.

XS
SM
MD
LG