Links de Acesso

Últimas de Washington


Na África do Sul, o partido governamental, ANC, deu início à sua campanha eleitoral com promessas de grandes investimentos para a criação de empregos, construção de escolas e benefícios sociais. O leader do Congresso Nacional Africano Jacob Zuma apresentou hoje o programa do ANC num comício em East London. As eleições legislativas realizam-se em Abril. O ANC depara-se com o desafio de dissidentes do partido que formaram a organização Congresso do Povo. Aquele agrupamento ainda não deu a conhecer o seu programa, mas, o seu leader, o antigo ministro da defesa Mosiuoa Lekota prometeu um posicionamento centrista.

CEDEAO suspende Guiné-Conacri

Dirigentes dos países da África Ocidental reuniram-se na Nigéria para debater a questão do golpe de estado do mês passado na Guiné-Conacri tendo decidido suspender aquele país da CEDEAO até que esteja restabelecida a ordem constitucional. Muitos governos africanos tinham vindo a apelar para a suspensão da Guiné daquela organização regional. Contudo, o presidente senegalês Abdoulaye Wade, afirmou que deve ser dada uma oportunidade aos jovens oficiais golpistas. Entretanto o novo primeiro ministro guineense Kabine Komara nomeado pela junta militar, afirmou que o seu país necessita da compreensão internacional e que deve ser apoiado nesta difícil transição. O golpe de 23 de Dezembro seguiu-se à morte do presidente Lansana Conté e o país foi de imediato suspenso no seio da União Africana. Os ministros dos negócios estrangeiros daquela organização recomendaram entretanto a realização de eleições este ano na Guiné-Conacri.

Piratas somalis libertam cargueiro iraniano

Meios de comunicação iranianos anunciaram que piratas somalis libertaram um navio cargueiro iraniano que tinha sido abordado na costa do Iémen em Novembro passado. Não foi contudo especificado se foi pago algum resgate. Trata-se do segundo navio a ser libertado pelos piratas somalis nos últimos dois dias. Na sexta-feira um petroleiro saudita retido há três meses pôde seguir caminho depois do pagamento de 3 milhões de dólares de resgate. Inicialmente os piratas tinham exigido 25 milhões de dólares pelo navio e pelos 2 milhões de barris de petróleo que leva a bordo.

Mauritânia: Parlamento aprova candidaturas militares

O Parlamento da Mauritânia aprovou uma emenda constitucional permitindo que os leaders da junta militar no poder possam candidatar-se nas eleições programadas para 30 de Maio. Contudo um terço dos parlamentares encontravam-se ausentes quando da votação na sexta-feira à noite. Os legisladores ausentes estão a boicotar os trabalhos do Parlamento desde o golpe de Agosto passado que colocou o general Mohamed Abdel Aziz no poder. Afirmam eles que a democracia estaria em risco se os militares pudessem candidatar-se às eleições.

Moçambique aumentam casos de cólera em Maputo

Em Moçambique as autoridades sanitárias de Maputo reactivaram o Centro de Tratamento de Cólera na capital face ao aumento do número de infecções registadas. A directora de Saúde da Cidade de Maputo, Alice Magaia, adiantou que permanecem internados no Centro de Tratamento de Cólera de Maputo 40 doentes de cólera, sobretudo mulheres, mas também homens e crianças. A cólera já fez 49 mortos em oito das 11 províncias de Moçambique nos últimos 10 meses, com 3.539 casos confirmados no mesmo período.As províncias mais afectadas continuam a ser as do centro e norte do país, com destaque para Manica ,Tete, Niassa e Nampula. Para ajudar as vítimas da cólera, o Ministério da Saúde de Moçambique abriu cerca de 15 centros de emergência de tratamento da doença nas oito províncias do país.

Israel bombardeia Gaza e Hamas riposta com rockets

A força aérea israelita voltou hoje a atacar a Faixa de Gaza enquanto militantes do movimento Hamas continuavam a disparar rockets contra Israel. Ambos os lados continuam assim a desafiar os esforços internacionais para pôr termo ao conflito. Israel afirmou que efectuou 40 ataques aéreos que vitimaram pelo menos 15 combatentes do Hamas e que o seuexército se confrontou com militantes do Hamas no terreno. Fontes palestinianas disseram que um ataque de um tanque israelita matou pelo menos 8 pessoas no norte da Faixa de Gaza.

Estados Unidos: Obama defende plano económico

Aqui nos Estados Unidos, o presidente-eleito Barack Obama, afirmou que o seu plano de recuperação económica vai criar ou salvar 3 a 4 milhões de empregos. Obama acrescentou que 90% desses postos de trabalho serão criados no sector privado. Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho americano anunciou que só no mês de Dezembro passado, os americanos perderam meio milhão de postos de trabalho. Comentando a notícia, Obama afirmou que a mesma dava ênfase à necessidade de se tomarem acções imediatas.

Acordo entre a Rússia e a União Europeia para recomeço do fornecimento de gas

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin concluiu um acordo com responsáveis europeus permitindo que inspectores internacionais façam a medição dos caudais de gás natural que passam pela Ucrânia. Entretanto a Ucrânia, que tem que subscrever o acordo para que o mesmo possa entrar em vigor, declarou que essa proposta daria a Moscovo um controle demasiadamente grande do sistema de distribuição de gás ucraniano. Enquanto isso, o fornecimento de gás russo continua cortado e muitos milhões de europeus estão a tiritar devido à vaga de frio que se abateu sobre o continente. Moscovo decidiu cortar o fornecimento do combustível através dos gasodutos ucranianos depois de ter acusado o governo de Kiev de estar a roubar gás.

XS
SM
MD
LG