Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Fornecimento do gás russo a Europa
A União Europeia disse que uma equipa de observadores chegou hoje a Ucrânia, para monitorizar o processo de fornecimento do gás russo a Europa, mas notícias provenientes da região revelam que Kiev estaria obstaculizando a tarefa dos emissários europeus.

O líder da companhia estatal de energia russa, a Gazprom, Alexei Miller confirmou a decisão da companhia em retomar o fornecimento de energia a Europa, isto assim que Moscovo e Kiev chegassem a um acordo sobre os mecanismos de monitorização do processo.

Entretanto, aquela empresa estatal decidiu momentos depois do anúncio, congelar a medida sob a alegação de que a Ucrânia teria interrompido o processo de assinatura de um novo protocolo com os observadores.

Recorde-se que o presidente russo Dmitri Medvedev tem vindo a condicionar a monitorização do processo de fornecimento de gás, a Europa, a assinatura de um protocolo para o efeito.

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Republica Checa, Mireek Topolanek, país que assume a presidência rotativa da União Europeia chegou a Kiev para acompanhar de perto as negociações. Da Ucrânia, Topolanek seguirá amanhã para Moscovo.


CEDEAO debate golpe militar na Guiné

Os Ministros os Negócios Estrangeiros da CEDEAO, Organização da Cooperação Económica dos Estados da África Ocidental, estão reunidos na Nigéria para discutir o recente golpe militar na Guiné, entre desacordos relativamente a uma posição comum a tomar.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Ojo Maduekwe, disse que a era para fazer uma distinção entre um bom e mau golpe de estado passou, e que os protocolos da CEDEAO não deixam dúvidas a este respeito.
Maduekwe fez aquela declaração em Abuja hoje, sexta-feira, durante a reunião com os seus parceiros oeste-africanos. Anteriormente, no principio da semana, o ministro nigeriano apelara para a suspensão da Guine do grupo oeste-africano, depois do país ter sido expulso da União Africana.
Por outro lado, o Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, afirmara que se deveria dar a oportunidade aos oficiais juniores do golpe que assumiram o poder depois da morte do Presidente de longa data, Lansana Conte, afirmando ainda que se deveriam realizar novas eleições dentro em breve na Guiné.


União Africana Reforça Força na Somália

A União Africana começou a desenvolver esforços para reforçar a sua força de paz na Somália, no momento em que se regista a retirada das tropas da Etiópia.
O secretário-executivo da União Africana, Li Peng, disse que os dois principais contribuintes, Uganda e Burundi, planeiam enviar cada um mais um batalhão, enquanto a Nigéria se ofereceu para enviar também soldados.
Por seu lado a Argélia ofereceu apoio logístico.
Segundo Peng, nas próximas semanas terá lugar uma conferência de doadores para a Somália, com o intuito de angariar 68 milhões de dólares destinados a financiar a forca de manutenção de paz.
As tropas etíopes entraram na Somália em 2006 para ajudar a conter os insurrectos islâmicos, que nos últimos meses tem vindo a ganhar terreno. A Etiópia deverá completar até ao final do mês a sua retirada da Somália.

Filho de Taylor Sentenciado na Flórida

Um tribunal federal no estado americano da Flórida sentenciou o filho do antigo presidente da Libéria Charles Taylor, a 97 anos de prisão por torturar opositores durante o regime do pai.
Charles McArthur Emmanuel, conhecido por Chuckie Taylor, foi considerado culpado em Outubro de liderar uma unidade paramilitar, conhecida por “Forças Demoníacas”, que torturou e matou apoiantes dos rebeldes durante a presidência do pai.
Foi a primeira vez que decorreu um julgamento, num tribunal dos Estados Unidos, ao abrigo de uma lei americana de 1994 sobre atrocidades cometidas fora do país.
Servicos secretos dos Estados Unidos
O presidente-eleito americano Barak Obama apresentou hoje os membros da sua equipa que vão chefiar os serviços secretos dos Estados Unidos. Obama designou o Almirante Dennis Blair, ex-comandante da esquadra da marinha americana no Pacifico para o posto de director dos serviços secretos.
Por outro lado, Leon Panetta, foi escolhido para director da CIA, uma escolha divulgada através da imprensa há dias, e criticada por alguns sectores que alegam a falta de experiência do ex-congressista da Califórnia e ex-chefe de gabinete da Casa Branca durante a administração do presidente Clinton. O veterano da CIA, John Brennan será o conselheiro presidencial contra o terrorismo.

Desemprego nos Estados Unidos

A taxa do desemprego nos Estados Unidos registou um alto aumento em Dezembro passado, o mais alto de sempre nos últimos 15 anos.
O relatório do Departamento de Trabalho divulgado hoje, sexta-feira, indica também que a economia americana em declínio perdeu um total de cerca de dois vírgula dois milhões de postos de trabalho em 2008,o pior desde a Segunda Guerra Mundial.
A perda de meio milhão dos postos de trabalho registara-se em Dezembro passado, tendo o Presidente-eleito Obama afirmado ser importante recordar a nação a necessidade de medidas imediatas para aliviar o sofrimento dos afectados.
Disse ainda o presidente-eleito ter consultado o Congresso sobre o plano a adoptar para a recuperação económica do país, manifestando a sua confiança para uma consideração bipartidária do seu plano.
Barak Obama propõe novas medidas maciças de recuperação económica, um plano de dois anos, no valor de cerca de 800 mil milhões de dólares, que prevê cortes em vários sectores de despesas do estado e investimentos em infra-estruturas rodoviárias, escolas, cuidados de saúde e energia.

XS
SM
MD
LG