Links de Acesso

Guiné-Bissau: PR nomeia ministros do Governo de Carlos Gomes Júnior  




O Presidente guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, nomeou hoje os 21 ministros e 11 secretários de Estado que vão integrar o novo governo chefiado por Carlos Gomes Júnior, empossado como primeiro-ministro no passado dia 02 de Janeiro.


O elenco governamental que toma posse amanhã, conta com 21 ministros e 11 secretarios de estado .


Para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades foi nomeada Adiato Nandigna, anterior ministra da Cultura, Juventude e Desporto.

Artur Silva, que no executivo anterior foi secretário de Estado da Cooperação Internacional, passará a chefiar o Ministério da Defesa Nacional.


Entre os estreantes nas lides ministeriais,destacam-se, António Oscar Barbosa,que assume a pasta da Energia e dos Recursos Naturais e de Mário Vaz, ate ha bem pouco tempo, presidente da Câmara Municipalde Bissau que passa a assumir as redeas da dificil pasta das Financas.


Fátima Faty, uma das mais activas militantes do PAIGC e tida como próxima do presidente Nino Vieira, Evarista de Sousa e José António da Cruz Almeida,este ultimo um quadro das obras públicas, nomeado para o cargo do ministro das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações a par de Baciro Djá, para a pasta da Juventude, Cultura e Desporto, engrossam ainda a lista de “caras novas” na governacao do pais.


Transitam do anterior e cessante governo de Carlos Correia, o outrora presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos,o jurista Fernando Gomes,que se mantem no cargo de ministro da Funcao Publica e Fernando Mendonca, titular da pasta da Comunicacao Social e Assuntos Parlamentares.

O novo executivo governamental conta com seis mulheres, cinco ministras e uma secretária de estado.


De realcar que contrariamente ao inicialmente perspectivado o novo governo liderado por Carlos Gomes Junior não conta com o concurso de nenhum membro proximo do Partido da Renovacao Social, o PRS do antigo presidente guineense, Kumba Yala, como se chegou a especular nos circulos politicos em Bissau.

XS
SM
MD
LG