Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Israel prosseguiu Sexta-feira com a sua ofensiva contra o movimento Hamas na Faixa de Gaza ao mesmo tempo que a organização palestiniana pedia vingança pela morte de um dos seus dirigentes.

Aviões israelitas levaram a cabo 20 ataques durante Sexta-feira destruindo edifícios suspeitos de pertencerem ao Hamas e uma mesquita que os israelitas disseram estar a ser usada como armazém de armas.

As casas de diversos dirigentes do Hamas foram atacadas nos bombardeamentos.

Entidades médicas palestinianas disseram que três crianças foram mortas num dos ataques.

Um rocket lançado pelo Hamas atingiu a cidade israelita de Ashkelon. Não há notícias de vítimas.

O Hamas prometeu vingar-se da morte de Nizar Rayyan, um destacado dirigente da organização morto pelos israelitas.

Entretanto Israel está a permitir a saída de Gaza de centenas de pessoas com passaportes estrangeiros, fazendo aumentar a especulação que está iminente uma ofensiva terrestre israelita. Israel permitiu a saída de cerca de 300 pessoas com passaportes estrangeiros durante o dia de Sexta-feira.

EUA Querem Cessar-fogo "rápido mas sustentável"

A secretária de estdo americana Condoleezza Rice disse que os Estados Unidos querem um cessar-fogo entre Israel e o Hamas o mais rapidamente possível, mas que terá que ser mais sustentável do que o anterior.

Falando a jornalistas em frente à Casa Branca Rice criticou asperamente o Hamas por mater o povo de Gaza como "refém".

A chefe da diplomacia americana disse não ter intenções de se deslocar ao Médio oriente mas vai continuar a trabalhar para um cessar-fogo com os aliados na região.

O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe reiterou também apelos ao Hamas para deixar de disparar rockets contra Israel ao mesmo tempo que manifestou preocupação pela situação humanitária em Gaza.

O presidente francês Nicolas Sarkozi vai deslocar-se ao Médio Oriente no inicio da próxima semana para tentar negociar o fim da violência.

Entretanto registaram-se manifestações nas capitais de diversos países do Médio Oriente e em redor do mundo contra a ofensiva militar israelita.

Houve manifestações na Jordânia, Egipto, Turquia, Síria e Irão.

Registaram-se também protestos na Indonésia, Afeganistão, Rússia, Azerbaijão Bulgária e Suíça.

Iraque: Bombista Suicida Mata Mais de Vinte Pessoas

A polícia iraquiana disse que 23 pessoas morreram e 42 outras ficaram feridas num ataque bombista suicida contra uma reunião de dirigentes tribais sunitas a sul de Bagdad.

Entidades oficiais disseram que o ataque se deu na casa do Sheik Mohamed Abdullah Salih, o líder de uma tribo sunita na cidade de Yusufiya.

O sheik que sofreu ferimentos ligeiros tinha convocado a reunião para promover a reconciliação entre tribos sunitas e shiítas.

Por outro lado homens armados mataram a tiro três guardas num posto de controlo sunita a 60 quilómetros a sul de Bagdad. Seis outros ficaram feridos.

Entretanto e pela primeira vez em17 anos o primeiro avião de passageiros proveniente da Europa aterrou em Bagdad.

Trata-se de companhia aérea sueca Nordic Leisure que assim se junta a várias outras companhias internacionais que recomeçaram os seus voos para a capital iraquiana.

Sri Lanka: Tropas Governamentais Ocupam Capital Rebelde

O presidente do Sri Lanka Mahinda Rajapaksa disse que tropas governamentais ocuparam a cidade de Kilinochchi capital dos rebeldes Tigres Tamil.

Falando a jornalistas o presidente Rajapaksa descreveu a captura da cidade como uma "vitória sem paralelo".

A ocupação de Kilinochchi é considerada um grande revés para os rebeldes que lutam há 25 anos pela independência de um território Tamil.

A cidade era o centro político e administrativo dos rebeldes.

Não houve comentário oficial por parte dos rebeldes à noticia mas o portal da internet dos Tigres Tamil disse que estes tinham mudado a sua capital mais para norte.

Pouco depois da ocupação ter sido anunciada a polícia disse que um bombista suicida numa motorizada fez detonar explosivos perto do quartel general da polícia no centro da capital Colombo. Dois elementos da força aérea foram mortos e pelo menos trinta outras pessoas morreram.

Na capital do Sri Lanka manifestantes saíram às ruas para celebrar a vitória governamental.

Entidades oficiais disseram que as tropas governamentais penetraram na cidade por dois locais diferentes após violentos combates.

Já em 1996 tropas governamentais ocuparam a cidade mas dois anos mais tarde os rebeldes recapturaram-na.

Paquistão Reabre Rota para o Afeganistão

O Paquistão reabriu o corredor de Khyber que liga o país ao Afeganistão e que é uma rota vital de abastecimentos para as tropas da NATO e dos Estados Unidos neste último país.

A rota encontrava-se encerrada há três dias devido a combates entre forças paquistanesas e rebeldes

Etiópia Inicia Retirada da Somália

A Etiópia disse que iniciou a retirada das suas tropas da Somália onde estão estacionadas há dois anos para apoiar o governo de transição.

Um porta-voz do presidente etíope Meles Zenawi disse que a Etiópia começou a aplicar um plano de retirada mas avisou que isso vai demorar pelo menos vários dias.

Residentes de Mogadishu disseram ter vistos camiões carregados de soldados etíopes, colchões e equipamento a deixar a capital do país.

Forças navais europeias atacam piratas somalis

Forças navais da União Europeia conseguiram impedir dois ataques dos piratas somalis contra navios cargueiros nos últimos dois dias. Sexta-feira os piratas tentaram atacar um petroleiro grego mas puseram-se em fuga quando um avião-caça, um helicóptero e uma fragata foram despachados para o local. Por outro lado, entidades militares francesas disseram que um dos seus navios interveio quando um navio com pavilhão panamiano foi Quinta-feira atacado. As forças francesas detiveram oito piratas e apreenderam várias armas. A França afirma que os atacantes serão entregues às autoridades somalis na região semi autónoma de Puntland.

Por outro lado a agência de notícias chinesa disse que um cargueiro chinês conseguiu escapar a um grupo de piratas que o tentou atacar no Golfo de Aden.

Rússia Continua a Cortar Gás á Ucrânia

Pelo segundo dia consecutivo a Rússia continuou a cortar gás à Ucrânia enquanto entidades dos dois países tentam resolver a disputa sobre preços.

Enviados da Ucrânia deslocaram-se a capitais europeias para discutir a crise.

A República Checa que mantém a presidência da União Europeia convocou para Segunda-feira uma reunião de todos os 27 países da União Europeia para discutir a crise.

A Rússia sugeriu a uma sessão de emergência do parlamento europeu para apresentar a sua posição

XS
SM
MD
LG