Links de Acesso

Gaza: EUA Querem Cessar-Fogo “Sustentável”


Os Estados Unidos disseram que estão a trabalhar para restaurar um cessar-fogo "sustentável" entre Israel e o grupo palestiniano Hamas.

O porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe culpou o Hamas pela crise ao recusar-se a renovar um cessar-fogo que durava há seis meses.

Johndroe descreveu o Hamas como uma "organização terrorista" que apesar de ter tido a oportunidade de se "tornar num parceiro pela paz" continua a rejeitar o direito de Israel a existir.

Falando em Crawford no Texas onde o presidente George Bush se encontra de férias de Natal, Johndroe disse que os Estados Unidos compreendem a necessidade de Israel se defender contra os contínuos ataques de 'rockets" e morteiros disparados a partir da Faixa de Gaza.

Mas o porta-voz disse que os Estados Unidos apelaram a Israel para evitar baixas entre a população civil.

Johndroe disse que o presidente Bush tinha discutido a crise com os reis da Jordânia e Arábia Saudita sobre os esforços para se pôr termo à violência.

Por seu turno em Washington o porta-voz do Departamento de Estado disse que a Secretária de Estado Condoleezza Rice está a trabalhar para restaurar um cessar-fogo tendo mantido conversações com entidades oficiais de Israel, Egipto e Arábia Saudita.

O porta-voz disse que os estados Unidos não estão envolvidos em negociações com o Hamas que consideram ser uma organização terrorista mas acrescentou que Washington mantém contactos com países como oEgipto que mantêm um diálogo com o Hamas.

O porta-voz disse que Rice informou também funcionários ligados ao presidente eleito Barack Obama e à futura Secretária de Estado Hillary Clinton sobre o desenrolar dos acontecimentos.

XS
SM
MD
LG