Links de Acesso

As Últimas de Washington


Atentado Suicida no Afeganistão

Mata 14 Crianças Numa Escola

As autoridades afegãs dizem que um bombista suicida se fez explodir próximo de uma escola primária na Província de Khost, matando 16 pessoas, incluindo 14 crianças e ferindo 58.

A polícia adianta que o bombista tentou visar um grupo de representantes oficiais que estavam reunidos numa sede distrital do governo, nas imediações, mas fez detonar a bomba prematuramente quando foi questionado pelos seguranças. Tropas americanas encontravam-se no edifício da reunião, mas não foram atingidas.

O secretário-geral da ONU e o presidente Hamid Karzai condenaram aquele atentado.

Atentado no Paquistão

Mata 30 e Fere 15

A polícia paquistanesa anunciou que um carro armadilhado provocou a morte de 30 pessoas e feriu 15 outras na região nordeste do país.

As autoridades afirmam que o bombista suicida fez accionar o engenho explosivo em frente a uma escola que servia de assembleia de voto, na localidade de Buner, no Vale de Swat. A explosão destruiu a escola e causou o colapso de vários edifícios nas imediações.

Os eleitores estavam a participar nas eleições intercalares para a Assembleia nacional.

Ninguém reivindicou, até ao momento, a autoria do brutal atentado, mas o ministro provincial da Informação disse que a mensagem é a de que é impossível realizar pacificamente eleições no país.

Eleições no Gana

Os ganeses foram, no domingo, às urnas participando na segunda volta das eleições presidenciais que, se espera, serão renhidas. Na corrida está o candidato do partido no poder Nana Akufo-Addo e o da oposição, John Atta-Mills, que concorrem ao lugar que irá ser deixado vago pelo actual presidente John Kufuor, que vai abandonar o poder depois de oito anos no desempenho daquele cargo.

Os observadores descreveram a votação como aberta e transparente.

Na véspera da votação, os dois principais partido trocaram acusações sobre a eventualidade das eleições poderem ser viciadas. O partido no poder, o Novo Partido Patriótico acusou a oposição de estar a intimidar os seus apoiantes. Entretanto, o candidato da oposição, Atta-Mills acusou o partido no poder de ter mandado para a rua rufias com o objectivo de criarem desordem junto às assembleias de voto para tentar viciar os resultados das eleições.

Morreu o Antigo

Rei da Malásia

Morreu o antigo rei Tuanku Jaafar Abdul Rahman, da Malásia, que foi um dos dirigentes que mais tempo se manteve no poder. Tinha 86 anos de idade.

O monarca havia sido hospitalizado no sábado depois de se ter queixado de tonturas e de dores no peito. Morreu algumas horas mais tarde, já internado na unidade dos cuidados intensivos.

Tuanku Jaafar governou o Estado Negri Sembilan durante 41 anos depois de ter subido ao trono em 1967. Mas tarde tornou-se no décimo monarca constitucional da Malásia, tendo governado entre 1994 e 1999, ao abrigo de um sistema que permite que cada um dos monarcas de cada Estado regional sirva um mandato de cinco anos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG