Links de Acesso

As Últimas de Washington


O Papa Bento lançou um apelo à paz no Médio Oriente e em África por ocasião da sua homilia de Natal, no Vaticano.

Milhares de fiéis reuniram-se, esta quinta-feira, junto à basílica de S. Pedro para ouvir a oração papal. Bento XVI apelou para que "a luz divina de Belém" ilumine a Terra Santa onde - disse – a situação israelo-palestiniana se afigura sombria.

O Papa lamentou as situações que se estão a viver no Zimbabwe, na república Democrática do Congo, em Darfur e na Somália.

Em Belém, o tradicional local de nascimento de Jesus Cristo, o Patriarca Latino Fouad Twal rezou também pela paz durante um serviço religioso, realizado na noite de Natal. Twal, o líder católico da Terra santa, disse que a guerra não produz a paz, que as prisões não garantem a estabilidade e que os muros por mais altos que sejam não garantem a segurança.

Marinha Alemã Salvam Navio

De Ataque de Piratas do Mar

Forças alemãs salvaram um navio egípcio de um ataque de piratas no Golfo de Adén. Segundo Noel Choong, do Bureau Marítimo Internacional, os piratas tentaram desviar, ontem, o cargueiro com 31 tripulantes a bordo, quando este navegava ao largo da costa da Somália.

Choong acrescentou que um navio da marinha de guerra alemã enviou um helicóptero para confrontar os piratas. No entanto, antes da sua chegada, os piratas do mar ainda tentaram abordar o cargueiro e feriram a tiro um dos seus tripulantes.

A Alemanha é um dos países que destacou forças para patrulhar a costa da Somália infestada de piratas.

Surto de Ebola Mata Nove

Na Província do Kasai

O ministro da Saúde da República Democrática do Congo anunciou que um surto epidémico de Ebola matou nove pessoas na Província de Kasai, a Oeste do país.

Augustin Mopipi disse, esta quinta-feira, que amostras recolhidas nas aldeias na área de Kampunga confirmam o reaparecimento da doença.

Há um ano, uma epidemia da Ebola surgida na mesma área tinha causado a morte de pelo menos seis pessoas.

Ebola é um vírus que causa febres hemorrágicas, podendo provocar derramamento de sangue pelos olhos, ouvidos e outras partes do corpo. As estatísticas indicam que 50 a 90 por cento dos afectados pela doença não a resiste à doença.

A maior epidemia da Ebola foi registada na República Democrática do Congo, em 1995, tendo causado a morte de 250 pessoas.

Egipto Lança Apelo

A Israel e ao Hamas

O Egipto apelou a Israel e ao grupo de milícias palestinianos Hamas à contenção de forma a pôr fim à violência na fronteira israelita com a Faixa de Gaza.

O pedido de fim das hostilidades foi feito pelo ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Aboul-Gheit, depois do encontro hoje, no Cairo, entre o presidente Hosni MUbarak e a chefe da diplomacia israelita, Tzipi Livni.

Aboul-Gheit disse esperar que Israel e o Hamas retomem o acordo de cessar-fogo expirado na semana passada, mas reconheceu ser difícil para o Egipto convencer os beligerantes.

O Egipto apoiou a mediação de uma trégua que durou seis meses entre o Hamas e Israel. O acordo expirou, na semana passada, e, desde então, a situação de segurança tem vindo a deteriorar-se.

Uma Explosão na Crimeira

Resulta na Morte de 19 Pessoas

Na Ucrânia, as autoridades anunciaram que 19 pessoas, incluindo duas crianças, morreram e 24 outras foram dadas como desaparecidas em resultado da explosão de um prédio de apartamentos na cidade de Yevpatoria, na região da Crimeia.

De acordo ainda com as mesmas fontes, 21 pessoas foram recuperadas dos escombros.

A primeira-ministra Yulia Tymoshenko e o presidente Viktor Yushenko visitaram o local do acidente, para se inteirarem dos estragos.

O presidente russo, Dimitry Medvedev, ofereceu-se para enviar equipas da frota naval russa estacionada no Mar Negro para apoiar nas operações de busca.

A polícia está ainda a trabalhar para apurar as causas da explosão, que teve lugar na quarta-feira. Notícias difundidas às primeiras horas de hoje apontavam a fuga de gás como causa do acidente.

Rebeldes Voltam a Atacar

Na Ilha de Mindanao

Nas Filipinas, morreram pelo menos sete pessoas e outras nove ficaram feridas em consequência de ataques rebeldes na ilha de Mindanao, no Sul do país.

Um porta-voz militar afirmou que elementos da Frente de Libertação Islâmica atacaram ontem e anteontem duas aldeias. Dispararam também rockets contra dois aquartelamentos naquela região.

O porta-voz dos rebeldes desmentiu, entretanto, que a sua organização tivesse efectuado os ataques e acusou o governo de estar a tentar provocar uma reacção do grupo separatista.

Atentado em Bagdade

Mata Quatro Pessoas

A polícia iraquiana anunciou que pelo menos quatro pessoas morreram, na quinta-feira, em resultado de uma explosão de um carro armadilhado, defronte a um restaurante no nordeste de Bagdade.

Ainda segundo a policia, 13 outras pessoas ficaram feridas, dos quais um agente seu, no ataque que teve lugar num bairro shiita de Shula.

As autoridades não deram mais detalhes sobre os autores do atentado contra o restaurante, frequentado por polícias e trabalhadores de construção civil.

A polícia iraquiana anunciou igualmente hoje, um ataque sem vítimas a um oleoduto na cidade de Kirkuk, tendo adiantado que as entidades já estavam a reparar os estragos.

Bush Revoga Perdão

O presidente George Bush, num acto jamais visto, revogou uma das 19 amnistias que tinha decretado na terça-feira por ocasião da época natalícia.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse, entretanto, num comunicado publicado ontem, que o presidente agiu com base em informações que vieram a público sobre o acusado no caso de Brooklyn, Isaac Robert Toussie um construtor de Nova Iorque.

Notícias publicadas pelos jornais dizem que a decisão do presidente Bush em revogar a clemência foi tomada depois de ter chegado ao seu conhecimento que o pai de Toussie financiou campanhas de políticos republicanos para a liderança do partido, incluindo o ex-candidato presidencial John McCain, dando à comutação uma aparência de favor.

As notícias referem ainda que, desde que foi decretada a clemência, novas revelações vieram ao público sobre o passado criminal de Toussie.

Toussie foi condenado por fraude de correspondências e falsas declarações feitas perante o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

XS
SM
MD
LG