Links de Acesso

EUA Não Reconhecerão  Golpistas na Guiné Conackry


Os Estados Unidos disseram que não reconhecerão qualquer governo saído do golpe de estado na Guiné Conackry.

Funcionários da administração americana consideraram a situação na capital guineense, Conacri, de obscura e advertiram que qualquer governo que vier a ser instituído pelos militares golpistas, não merecerá o reconhecimento dos Estados Unidos. Militares guineenses anunciaram ter assumido o poder naquele país da África Ocidental rico em minérios, isto horas depois do anúncio oficial da morte do presidente Lansana Conte.

Numa conferência de imprensa ontem, o porta-voz do departamento de estado, Sean McCormack disse que os diplomatas americanos em Conacri descreveram a situação na capital guineense, como sendo tranquila e pacífica.

Aquele funcionário do departamento de estado expressou por outro as condolências pela morte do presidente Lansana Conte e sublinhou que Washington espera que o processo de transição naquele país africano venha a decorrer de forma democrática.

"O que queremos ver é uma transição para uma estrutura de governação bem mais democrática na Guiné-Conacri" disse McCormack acrescentando que os Estados Unidos querem contudo conhecer de "forma clara, a situação politica no pais".

"Queremos que evoluam o mais breve possível para um processo que conduza a uma transição para um governo mais democrático" acrescentou.

Sobre os últimos acontecimentos na Guiné Conacri, o porta-voz disse ainda que os Estados Unidos estão a consultar os demais países na região

Um alto funcionário da administração americana, fez igualmente saber que os Estados Unidos não apoiariam nenhum golpe militar, apesar das circunstâncias vividas, no passado recente naquele país.

XS
SM
MD
LG