Links de Acesso

EUA Deixam de Apoiar Partilha do Poder com Mugabe


Os EUA anunciaram que deixaram de apoiar o acordo de partilha do poder no Zimbabwe que permita que Robert Mugabe se mantivesse na presidência.

A Secretária de Estado Assistente americana para os Assuntos Africanos, Jenday Frazer, fez este anúncio, no domingo, em Pretória, na África do Sul.

Frazer disse que os EUA deixaram de confiar que Mugabe seja capaz de partilhar o poder e acrescentou que Washington não irá levantar as sanções contra os adjuntos de Mugabe, desde que o actual presidente se mantenha como líder do Zimbabwe.

Mugabe ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de Março, mas ganhou a segunda volta realizada em Junho, depois do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, se ter afastado da corrida depois de vários apoiantes seus terem sido assassinados.

Mugabe e Tsvangirai assinaram, em Setembro, um acordo para formar um governo de unidade. No entanto, o acordo entrou num impasse depois de desacordos quanto à atribuição de cargos ministeriais.

Entretanto, a ONU diz ter "informações credíveis" de que o Zimbabwe terá recebido armas chinesas através da República Democrática do Congo.

O Conselho de Segurança da ONU afirma que um avião de carga "Boeing", proveniente da República Democrática do Congo, entregou 53 toneladas de munições de fabrico chinês destinadas ao exército zimbabweano. A entrega terá sido feita no mês de Agosto.

Num comunicado tornado público, a ONU afirma que este carregamento mostra que o Congo pode ser um ponto de trânsito de armas destinadas a outros países.

A ONU adianta que enviou uma carta sobre a questão ao governo chinês e que aguarda resposta.

Recorda-se que, no início do ano, vários países se recusaram a aceitar o descarregamento de um navio carregado de armas para o Zimbabwe, receando que essas armas pudessem ser usadas contra os opositores de Mugabe.

XS
SM
MD
LG