Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, anunciou uma redução de produção de dois milhões de barris por dia.

Mas as reduções anunciada numa reunião na Argélia não tiveram qualquer impacto nos mercados onde o preço do petróleo continuou a cair.

O petróleo estava a ser negociado ao fim da tarde hora de Washington a cerca de 40 dólares o barril.

Angola vai assumir a presidência da OPEP a partir do próximo mês e disse que quer assegurar um preço de cerca de 70 ou 75 dólares o barril.

GRÃ BRETANHA VAI RETIRAR TROPAS DO IRAQUE

O primeiro ministro britânico Gordon brown disse que as tropas britânicas vão terminar a sua missão no Iraque no próximo dia 31 de Maio, abandonado o país no final de Julho.

A decisão foi anunciada após uma reunião entre Brown e o seu homólogo iraquiano Nouri al Maliki.

A Grã-Bretanha tem actualmente quatro mil e cem soldados no Iraque

ATAQUES SUICIDAS CAUSAM DEZENAS DE MORTOS EM BAGDAD

A polícia iraquiana disse entretanto que um duplo ataque bombista suicida ocorrido, na baixa de Bagdade, causou a morte de pelo menos 18 pessoas, ferindo pelo menos 52 outras.

Fontes policiais na capital iraquiana afirmam que um automóvel bombista explodiu nas proximidades do posto da policia de controlo do trafico, a poucos kilómetros do local onde o Primeiro Ministro britânico, Gordon Brown, se reuniu com entidades oficiais iraquianas, e que momentos a seguir, outra bomba explodiu nas vizinhanças daquele local.

ONU QUER NOVAS TACTICAS MILITARES NO AFEGANISTÃO.

O representante especial das Nações Unidas para o Afeganistão apelou às forças internacionais no país para reverem a sua estratégia militar com o governo afegão de modo a incluírem mais garantias de segurança para a população civil.

Kai Edie disse a jornalistas em Kabul que as forças afegãs e internacionais deveriam coordenar questões de segurança, incluindo a detenção de suspeitos militantes e o uso de ataques aéreos.

O acordo deveria também especificar o modo de levar a cabo buscas em casas de civis fazendo com que sejam tropas afegãs as primeiras a entrar nessas casas.

TROPAS SUDANESAS ACUSADAS DE RAPTAREM CIVIS

Uma coligação de organizações de caridade africanas acusou soldados governamentais sudaneses e milícias de raptarem milhares de pessoas na região de Darfur para as usarem em trabalho forçado e no caso de mulheres como escravas sexuais.

O Consórcio de Darfur, uma organização que engloba 50 grupos de ajuda disse ter provas que homens, mulheres e crianças foram raptados durante combates na parte ocidental do Sudão.

SOMÁLIA: CIVIS MORREM EM COMBATES NA CAPITAL

Pelo menos 10 pessoas morreram em combates entre tropas etíopes que apoiam o governo somáli e rebeldes islamitas na capital Mogadishu.

Testemunhas oculares disseram que morteiros atingiram zonas onde se encontravam civis e que para além dos mortos várias outras pessoas ficaram feridas.

Um porta-voz do grupo rebelde al Shabab disse que um dos seus mais destacados comandantes foi mortos mas acrescentou que v'arios soldados etíopes também morreram.

O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki moon disse entretanto não acreditar que esta seja a altura certa para uma missão de paz da ONU na Somália devido à insegurança nesse país.

Anteriormente a Secretária de Estado americana Condoleezza Rice tinha apelado ao envio de uma força da ONU para o país.

XS
SM
MD
LG