Links de Acesso

Bush  “Frustrado” com Situação em Darfur


O presidente americano, George Bush, manifestou-se frustrado pelo imobilismo das Nações Unidas no que se refere a ajudar a população da região sudanesa de Darfur. O presidente Bush pôs em destaque essa questão num discurso por ocasião do sexagésimo aniversário da declaração dos direitos do homem.

O presidente Bush reuniu-se com uma mulher que se transformou num simbolo da luta pelos direitos humanos em Darfur. Halima Bashir é médica de profissão e esteve à frente de uma clinica em Darfur. Ela constatou as violações de raparigas numa escola das redondezas quando elas foram levadas à clinica para receber tratamento. As raparigas, algumas com apenas 8 anos de idade, foram violadas por membros das milícias Janjaweed apoiadas pelo governo. A doutora Bashir tornou a história pública e sofreu represálias das milícias. Foi raptada, torturada e violada. Depois de conseguir escapar, escreveu um livro acerca da suas experiências. O presidente Bush louvou assim aquela médica:

“Ela sentiu na pela a violência e a privação e trás consigo a mensagem de muita gente que precisa do nosso auxilio”

Durante um encontro com a imprensa, o presidente Bush assegurou que, mesmo nestes tempos de problemas económicos, os Estados Unidos continuarão a providenciar ajuda humanitária ao povo de Darfur. Expressou igualmente a sua frustração pelo imobilismo das Nações Unidas.

“As Nações Unidas devem acelerar o envio de tropas para garantir a segurança das populações” disse Bush para quem as populações “querem uma vida segura e nós vamos ajudá-las.”

O presidente Bush acusou igualmente o presidente sudanês Omar al-Bashir de estar na origem da violência em Darfur. Quanto a Halima Bashir afirmou que as vozes de Darfur estavam a ser ouvidas.

“Estou muito feliz por saber que as vozes das vitimas de Darfur estão a ser ouvidas na Casa Branca” disse Bashir

Halima Bashir acrescentou que o povo de Darfur se debateu com 5 anos de derramamento de sangue, salientando que está farto de esperas e que precisava de acção.

Relacionados

XS
SM
MD
LG