Links de Acesso

Ultimas de Washington


PRESOS CONSIDERAM-SE CULPADOS DE ATAQUE DE 11 DE SETEMBRO DE

Um juiz militar no centro de detenção de Guantanamo disse que cinco homens acusados de planearem os ataques de 11 de Setembro de 2001 pediram para se declarar culpados das acusações perante o tribunal.

Entre os acusados conta-se Khalid Sheik Mohamed que as autoridades americanas consideram ter sido o cérebro do ataque.

O Juiz Stephen Henley leu uma nota dos acusados em que estes pedem uma audiência imediata para "anunciar as nossas confissões".

O Juiz interrogou depois individualmente os cinco acusados para confirmar a sua decisão que significa o anulamento do inicio do seu julgamento. Os acusados disseram ter decidido confessar a sua responsabilidade a 4 de Novembro, o dia em que Barack Obama foi eleito presidente.

AUTORIDADES AMERICANAS ACUSAM GUARDAS PRIVADOS DE ASSASSINATOS EM BAGDAD

As autoridades federais americanas acusam cinco guardas americanos de uma companhia privadas de terem morto e ferido civis iraquianos numa praça em Bagdad no ano de 2007.

Os cinco homens que trabalhavam para a companhia privada Blackwater Worldwide, foram acusados de homicídio, tentativa de homicídios e violações de leis de porte de arma. Caso sejam considerados culpados poderão ser condenados a várias décadas de prisão.

O Departamento de Justiça americano disse que 14 civis morreram e 20 outros ficaram feridos no incidente. As autoridades iraquianas disseram que 17 iraquianos foram mortos.

Os cinco acusados já se entregaram às autoridades. A companhia para onde trabalhavam disse que os guardas actuaram em auto defesa depois de terem sido alvo de tiros.

PAQUISTÃO TOMA MEDIDAS CONTRA GRUPOS MILITANTES

As autoridades militares paquistanesas levaram a cabo uma operação contra grupos militantes acusados de envolvimento nos ataques terroristas contra a cidade de Bombaim na Índia.

Numa declaração as autoridades militares confirmaram que forças de segurança efectuaram algumas prisões. O Paquistão propôs também enviar "mais rapidamente possível" a Nova Deli uma delegação de alto nível para ajudar nas investigações.

Em Washington um porta voz Departamento de Estado disse que o presidente do Paquistão Asif Ali Zardari telefonou à Secretária de Estado Condoleezza Rice para a informar das operações.

O porta voz disse que o Paquistão está a dar "passos positivos" para ajudar a capturar os responsáveis pelo ataque.

AVIÃO MILITAR DESPENHASE EM ZONA RESIDENCIAL

O departamento de defesa dos Estados Unidos confirmou que um jacto F 18 da força de fuzileiros se despenhou num bairro da cidade de São Diego, no sul da Califórnia, quando se preparava para aterrar na base de Miramar nas proximidades.

O acidente deu-se perto de uma movimentada auto estrada.

O avião pode transportar dois tripulantes, mas desconhece-se se esse era o caso quando se deu o acidente.

Testemunhas oculares disseram ter visto um piloto saltar de paraquedas e chegar ao solo em segurança ainda que abalado.

Pelo menos uma casa foi destruída no incêndio que se seguiu ao desastre

Desconhece-se de momento se houve vitimas em terra mas bombeiros na região disseram que pelo menos dois veículos foram destruídos.

O avião F 18 é considerado o cavalo de trabalho dos fuzileiros e é usado tanto em operações como em treino.

VACINA CONTRA A MALÁRIA VAI SER TESTADA EM MOÇAMBIQUE

Investigadores médicos disseram que uma vacina experimental contra a malária reduz em 65 por centos os níveis de infecção em crianças.

Os investigadores disseram que vão iniciar uma nova série de testes no inicio do próximo ano antes de tentarem obter aprovação da vacina.

Esse teste vai envolver 16.000 crianças em sete países africanos incluindo Moçambique

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NO GANA

Os primeiros resultados das eleições presidenciais no Gana indicam uma luta renhida.

Com cerca de um terço dos votos contados, Nana Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico tem cerca de 50 por cento dos votos, um pouco mais do que John Atta Mill do Congresso Nacional Democrático da oposição.

O vencedor vai suceder a John Kufuor que foi presidente pelo máximo de dois mandatos de quatro anos cada.

UNIÃO EUROPEIA PROIBE ENTRADA DE ENTIDIADES ZIMBABUEIANAS

A União Europeia alargou uma proibição a viagens a mais 11 membros do governo do Presidente Robert Mugabe do Zimbabue.

O presidente francês Nicolas Sarkozy que ocupa actualmente a presidencia da União Europeia disse que Mugabe tem que abandonar o poder.

PRESIDENTE SUL AFRICANO QUER DEMISSÃO DO PROCURADOR GERAL

O presidente sul-africano disse que o Procurador-Geral do seu país deve ser exonerado, acusando-o de falta de interesse em questões da segurança nacional.

O Presidente Kgalema Motlanthe rejeitou os resultados de um grupo de investigadores segundo os quais, o Procurador-Geral,Vusi Pikoli, que foi suspenso o ano passado, deve ser reintegrado nas suas funções.

Vusi Pikoli foi suspenso pelo Presidente Thabo Mbeki apôs ter emitido uma ordem de prisão contra o chefe da policia, Jackie Selebi, por alegada corrupção.

Os investigadores do caso afirmaram que o governo não apresentou provas relativamente aos alegados conflitos entre Vusi Pikoli e a Ministra de Justiça de Mbeki, Brigitte Mabandla.

Mas os investigadores manifestaram preocupação pelo facto do Procurador-Geral não ter tomado em consideração a segurança nacional no exercício das suas funções, motivo citado hoje pelo Presidente Motlanthe para a demissão de Vusi Pikoli.

As recomendações do presidente vão ser debatidas no Parlamento.

CONGOLESES INICIAM DIÁLOGO

Delegações do governo da Republica Democrática do Congo e dos grupos rebeldes a Leste do país deram inicio em Nairobi no Quénia, a conversações sob mediação das Nações Unidas.

O enviado especial das Nações Unidas para o Congo Kinshasa, o antigo presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, disse que o inicio dessas conversações marca uma oportunidade a não perder.

O grupo CNDP do General Laurent Nkunda que tem-se afirmado defender a comunidade tutsi dos ataques dos grupos armados hutus, está a exigir conversações directas com o governo de Joseph Kabila.

Enquanto isso, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia debateram em Bruxelas o pedido do secretario geral das Nações Unidas – Ban Ki-moon – para o envio de três mil tropas adicionais para a província do Kivu Norte no Leste da RDC, com vista a reforçar a missão da forca de manutenção da paz.

Relacionados

XS
SM
MD
LG