Links de Acesso

Paquistão Deve Cooperar - Rice


Com as tensões elevadas entre a Índia e o Paquistão, a secretaria de Estado, Condoleezza Rice, pediu a Islamabad para mostrar a sua determinação e juntar-se aos esforços internacionais para encontrar os responsáveis pelo ataque terrorista a Bombaim. Condoleezza Rice está na capital indiana, Nova Deli, para se encontrar com altos funcionários do governo.

Falando a jornalistas na Embaixada americana, em Nova Deli, antes de se encontrar com o primeiro-ministro indiano, Condoleezza Rice dirigiu muito da sua mensagem ao Paquistão.

“Temos de agir com urgência e determinação, disse Rice para quem o Paquistão “precisa de agir com determinação e urgência e cooperar de uma forma total e transparente.”

Rice afirmou que a mensagem será enviada novamente ao Paquistão. Ela devera viajar para Islamabad na quinta-feira, como parte do seu itinerário alterado que a fez desviar da Europa e do Sul da Ásia, depois do ataque terrorista da semana passada a Bombaim.

Embora alguns funcionários americanos suspeitem do envolvimento da organização baseada no Paquistão, Lashkar e-Taiba, a secretària de Estado Rice afirma ser prematuro tirar quaisquer conclusões sobre quem terão sido os responsáveis. Mas nota que o assalto à capital comercial e financeira da Índia faz lembrar o tipo de ataques efectuados pela al-Qaida.

“Quer tenha havido uma mão directa ou não da al-Qaida, este á claramente o tipo de terrorismo em que a al-Qaida participa” disse Rice.

A India responsabiliza Paquistão pelo ataque levado a cabo por a 10 homens que vieram por mar do Paquistao, fortemente armados com armas automáticas e granadas de mão e que mataram cerca de 175 pessoas durante uma acção que durou 60 horas.

Os Estados Unidos e outros países estão preocupados de que o ataque possa abalar o processo de paz indo-paquistanes que têm estado a decorrer nos últimos anos. Os dois países nucleares estiveram em guerra por três vezes.

Relacionados

XS
SM
MD
LG