Links de Acesso

Estados Unidos: Acção de Graças


O tradicional feriado do Thanksgiving - o Dia de Acção de Graças - que hoje se assinala nos Estados Unidos, teve a sua origem para celebrar e dar graças pelas boas colheitas. E para muitos americanos Thanksgiving significa comer com a família perú assado e puré de batata e começar os preparativos para a quadra do Natal.

Todos os anos, o feriado começa com o presidente dos Estados Unidos a perdoar dois perús de se tornarem no jantar de Thanksgiving de alguém. A tradição começou em 1947 com o presidente Harry Truman.

“Por isso agora tenho a tarefa de conceder um perdão presidencial pleno a May e a Flower (os dois perús) que seguirão brevemente de avião para a Disney World, onde irão servir como mestres de cerimónia honorários na parada do Dia de Acção de Graças. Espero que essa honra não lhes suba a cabeça,” gracejou o presidente Bush.

No ano passado os perús tinham por nome May e Flower, uma referência ao navio à vela que navegou há perto de 400 anos com os primeiros colonos europeus de Plymouth, na Inglaterra para a América. E no Outono de 1621 os peregrinos de Plymouth celebraram as boas colheitas com índios americanos.

Desde 1600, o Thanksgiving transformou-se num feriado nos Estados Unidos marcado por paradas extravagantes, festas e o inicio da época de compras de Natal. A parada da celebre cadeia de roupas Macy’s em Nova Iorque é uma das maiores festividades que assinalam todos os anos a Acção de Graças. Aproximadamente dois milhões e meio de pessoas deverão assistir este ano à parada, enquanto 44 milhões de outras verão pela televisão em casa. A parada serve para lembrar que a época festiva está em pleno movimento.

Amanhã, sexta-feira, muitos americanos levantar-se-ão cedo, depois do Thanksgiving, para tirarem vantagens dos descontos nas lojas em todo o pais. É a famosa “Sexta-Feira Negra.” No ano passado, a Federação Nacional de Retalhistas dos Estados Unidos estimou que mais de 60 milhões de pessoas fizeram compras nesse dia.

Relacionados

XS
SM
MD
LG