Links de Acesso

Equipa Económica de Barack Obama


Com o mercado das acções nos Estados Unidos ao nível mais baixo dos últimos cinco anos, os construtores de automóveis a beira do colapso e milhões de norte americanos a serem afectados por despedimentos e por falecias hipotecarias, o presidente eleito Barack Obama revelou os nomes das individualidades que vão integrar a sua equipa económica.

Após o anuncio, uma organização representando os grandes empresários manifestou satisfação pelas escolhas feitas.

O presidente eleito Barack Obama limitou a segunda conferencia pós-eleição a analise dos problemas da economia norte americana.

‘Enfrentamos uma crise económica de proporções históricas. Os mercados financeiros estão sob fortes pressões. As vendas, em Outubro, de novas habitações situaram-se ao nível mais baixo dos últimos cinquenta anos. Mais de meio milhão de desempregados concorreram a subsidio de desemprego, o índice mais elevado dos últimos dezoito anos – e se não actuarmos rápida e energicamente, a maioria dos especialistas acredita que possamos perder no próximo ano, milhões de postos de trabalho.’

Obama anunciou que Timothy Geithner, o actual presidente da Reserva Federal de Nova Iorque será o futuro secretario do Tesouro.

‘Tim não irá perder tempo. Irá iniciar o seu primeiro dia trabalho com conhecimento das razões por que estão a falhar os mercados, e com uma visão clara das medidas que teremos de adoptar para os reactivar.’

O presidente eleito anunciou igualmente que o antigo secretário do Tesouro, Larry Summers, um veterano da administração Clinton, vai chefiar o Conselho Económico Nacional, tendo prestado homenagem a sua capacidade intelectual.

‘Como dirigente responsável instou-nos para que confrontemos os problemas da desigualdade de rendimento e do aperto que sofre a classe média.’

Obama anunciou igualmente duas outras nomeações – da economista Christina Romer para a chefia dos conselheiros do Conselho Económico, e a especialista política, Melody Barnes, para directora do Conselho de Política Interna.

Barack Obama adiantou estar a preparar um conjunto de medidas de estimulo para fazer arrancar a economia e criar dois milhões e meio de postos de trabalho.

‘As nossas famílias não podem ficar a espera de uma solução. Não podem esperar mais um mês para verem acumular as contas que não foram pagas.’

Barack Obama sublinhou que a industria automóvel terá de ser socorrida – após fornecer uma proposta de re estruturação da industria.

Entretanto, o presidente Bush assegurava aos americanos que o secretário do Tesouro, Henry Paulson está a cooperar com o grupo de transição de Obama.

‘Paulson está a trabalhar com a equipa de transição, sendo importante que o povo americano saiba da existência de uma cooperação intima, sendo importante que seja salvaguardado o sistema financeiro.’

Durante o passado fim de semana o governo americano aceitou salvar o Citigroup, uma outra instituição bancaria a beira do colapso.

As audiências de confirmação no Senado para as nomeações devem ter inicio pouco depois de Obama assumir a presidência no dia 20 de Janeiro próximo.

XS
SM
MD
LG