Links de Acesso

Congo: ONU Vai Reforçar “Capacetes Azuis”


O Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de mais três mil polícias e elementos das forçar de manutenção da paz para reforçar a missão que está no terreno, no Leste do Congo.

O Conselho aprovou, por unanimidade, o pedido do secretário-geral para um aumento temporário das forças. Mas, a questão agora está em saber quem irá fornecer as tropas e quando é que estas irão chegar à zona de conflito.

O embaixador francês na ONU, Jean-Maurice Ripert, disse que alguns países ofereceram tropas, mas que o departamento de manutenção da paz está ainda a estudar o número total necessário e que esse processo irá levar algumas semanas. Disse Ripert: "Hoje, autorizámos o Departamento de Operações de Paz a recrutar e aumentar o número de tropas no terreno, mas há trabalho que precisa de ser feito. Mas, começaram já a planear, penso eu."

Os países que consideraram fornecer tropas estão reunidos na sede da ONU em Nova Iorque. Diplomatas dizem que o reforço da missão, que tem a sigla MONUC, é necessário para ajudar o frágil processo de paz e para começar a resolver a crise humanitária que está a avolumar-se.

A missão da ONU na República Democrática já é a maior de todas, com cerca de 17 mil tropas no terreno. Mas, a sua missão estende-se por uma área do tamanho da Europa Ocidental e o aumento da violência, desde Agosto, tem sobrecarregado a missão.

"Capacetes Azuis" foram reenviados recentemente para outra área da Província do Kivu-Norte, que tem sido o epicentro da violência. Cerca de seis mil soldados da paz encontram-se presentemente na região, particularmente em redor da cidade de Goma, a capital provincial.

Relacionados

XS
SM
MD
LG