Links de Acesso

Obama: Ascensão Meteórica


O presidente-eleito Barack Obama já começou a preparar-se para tomar as rédeas do poder aqui em Washington. Obama tomará posse como quadragésimo quarto presidente dos Estados Unidos no próximo dia 20 de Janeiro. Contudo há pouco mais de 4 anos, praticamente ninguém o conhecia à excepção dos eleitores do estado de Illinois.

A que se fica a dever esta ascensão meteórica de Obama e qual é o seu significado para os Estados Unidos e para o Mundo?

Barack Obama manteve um simples lema durante a sua jornada de 21 meses com destino à Casa Branca: “Mudança.” Mas Obama não falou apenas de mudança, personificou-a.

”Por causa daquilo que fizemos hoje, nestas eleições, neste momento marcante, a mudança chegou à América.”

Na sua qualidade de primeiro americano de ascendência africana a ser eleito para a Casa Branca, Obama escreveu um novo capítulo da história americana e tornou realidade a passagem da Declaração de Independência dos Estados Unidos que diz que todos os homens nascem iguais. Contudo a caminhada de Obama para a presidência foi diferente daquelas dos seus antecessores. A primeira, e quiçá a mais importante vitória de Obama, verificou-se em Janeiro nas eleições primárias no estado de Iowa, quando ficou provado que um candidato negro podia ser atraente para os eleitores brancos. Daí por diante, Obama beneficiou de um conjunto de factores positivos incluindo o fraco índice de popularidade do presidente George Bush e a vontade da maioria dos americanos de ver o seu país enveredar por um novo caminho. O estratega democrata Joe Trippi, sintetizou assim esse conjunto factores.

”As pessoas queriam realmente mudança. Estavam cansadas de 8 anos de George Bush, e, sem dúvida, Barack Obama personificou essa mudança.”

No principio de Setembro as sondagens à opinião pública indicavam que Obama seguia atrás do seu opositor republicano John McCain. No entanto em meados desse mês, explodiu a crise financeira e a economia transformou-se na primeira preocupação dos eleitores americanos, tal como sublinhou o especialista em sondagens, Fred Backus.

” Seis em cada 10 eleitores identificaram a economia como a questão mais importante nas eleições, e, esses eleitores optaram por Obama à escala nacional.”

Mas, não foi só estado da economia o segredo do seu sucesso. De facto, Obama angariou mais dinheiro do qualquer outro candidato ao longo da história americana. Por outro lado, conseguiu montar uma campanha eleitoral com um impacto nas bases sem precedente. Alargou também a vantagem dos democratas entre os eleitorados feminino e latino-americano e entre os jovens americanos. Na hora da derrota, o seu opositor republicano John McCain não demonstrou amargura e estendeu a sua mão ao presidente-eleito.

”O nosso país atravessa tempos difíceis. Prometi-lhe que faria tudo quanto estivesse ao meu alcance para ajudá-lo a fazer frente aos muitos desafios que se nos deparam”.

Os analistas políticos dizem que McCain enfrentou um ambiente político negativo durante estas eleições , sobretudo devido à vontade de mudança do eleitorado e também por causa das preocupações sobre a economia americana. Salientam também que Obama foi muito eficaz ligando o seu rival às políticas impopulares do presidente Bush.

De referir que para além de ser o primeiro americano de ascendência africana a ser eleito para a presidência, Obama é o primeiro democrata dos estados do norte a conquistar a Casa Branca desde 1960 quando John Kennedy venceu as presidenciais. Os últimos 3 presidentes democratas eram originários do sul dos Estados Unidos. Sondagens à boca das urnas indicam que a vitória de Obama ficou, pelo menos em parte, a dever-se à impopularidade da administração Bush. No entanto o próprio presidente Bush não deixou de salientar o cariz histórico das eleições de terça-feira.

”Este momento é particularmente revigorante para toda uma geração de americanos que assistiram à luta em prol dos direitos cívicos e que 4 décadas depois vêm o seu sonho tornar-se realidade.”

Recordamos que nos primeiros tempos da república americana apenas os homens brancos proprietários de bens tinham direito de voto. Em 1860 os Estados Unidos assistiram a uma sangrenta guerra civil entre os estados confederados do sul e os estados do norte tendo por pano de fundo a questão da escravatura. Cem anos depois os afro-americanos iniciaram uma longa luta pela defesa dos seus direitos cívicos. Uma nova era começará na América no dia 20 de Janeiro de 2009, o dia em que Brack Obama tomara a posse do cargo de presidente dos Estados Unidos aqui na capital americana.

XS
SM
MD
LG