Links de Acesso

Democratas Vencem Também Legislativas


Ontem os americanos estiveram também a votar para o Congresso em eleições que foram também uma grande vitória para o Partido Democrático.

Os Democratas aumentaram a sua representação no Senado e na Câmara dos Representantes.

No senado estavam em jogo 35 dos 100 lugares. Os Democratas tinham uma maioria de dois lugares e aumentaram a sua representação em cinco lugares.

Há que dizer que os democratas esperavam aumentar o seu numero total de senadores para 60. Isto é um número importante porque ao abrigo das leis do senado esse número dá poderes para impedir o partido na oposição, neste caso o Republicano de usar a táctica do chamado "fillisbuster" para se impedir a votação. Com essa táctica um senador pode pedir o uso da palavra e falar por tempo indeterminado impedido uma votação. Para impedir isso são precisos 60 votos.

De qualquer modo com este aumento o Partido Democrático ganha maior controlo e influencia.

Na Câmara dos Representantes estavam em jogo todos os 435 lugares onde os Democratas já tinham maioria de 235 lugares contra 199, ou seja mais 36 lugares que os republicanos. Essa maioria aumentou em mais 18 lugares.

Em jogo também nestas eleições estavam 11 postos de governador estadual dos quais seis eram controlados por Democratas e cinco por Republicanos. Os democratas ganharam um dos postos na posse dos republicanos. Isso significa que os Democratas controlam agora na sua totalidade 29 postos de governadores contra 22 dos democratas.

No total o 4 de Novembro foi portanto um dia eleitoral de grandes vitórias para os Democratas e um
XS
SM
MD
LG